Marilena Winter é eleita a primeira mulher presidente da OAB Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Marilena Winter é eleita a primeira mulher presidente da OAB Paraná


27 de novembro de 2021

Com 59,68% dos votos válidos, a chapa XI de Agosto, liderada pela advogada Marilena Winter, venceu a eleição para compor a diretoria e o conselho seccional na gestão 2022-2024 da OAB Paraná. A chapa Algo Novo, encabeçada pelo advogado Marcelo Trindade de Almeida, ficou em segundo lugar, com 28,30% dos votos. Em terceiro lugar, ficou a chapa Artigo 5º, liderada pelo advogado Romulo Quenehen, com 12,01% dos votos válidos.

As eleições foram realizadas nesta quinta-feira, 25 de novembro, na modalidade on-line, uma novidade neste pleito, aprovada pela advocacia por suas inúmeras vantagens. O índice de participação foi recorde: 85,65%. Participaram 49.365 eleitores de um total de 57.638 aptos a votar.

O resultado começou a ser divulgado poucos minutos após o encerramento da votação, às 18h, com a apuração dos votos das subseções e por último da seccional. Também foram eleitas as novas diretorias e conselhos das subseções.

Momento histórico

“É uma vitória emocionante do grupo XI de Agosto, coroa o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente Cássio Telles nesta gestão, e principalmente marca um momento histórico. A OAB do Paraná sai na frente e muda a história, elegendo pela primeira vez uma mulher”, comemorou a presidente eleita Marilena Winter.

O presidente Cássio Telles disse que esta foi uma grande festa da democracia. “Ficamos felizes com o sucesso do pleito eleitoral, do comparecimento extraordinário dos eleitores”, comentou. Para Telles, a votação on-line foi absolutamente exitosa. “Cumprimento os candidatos. A advocacia realmente pôde analisar e escolher. Daqui para frente são todos lutando pela melhoria das condições de trabalho da advocacia, mas sobretudo lutando para que a população tenha mais acesso à justiça”, completou.

O vice-presidente eleito, Fernando Deneka, representa a advocacia do interior. “Trabalhamos muito nesta eleição, tanto no interior quanto na capital, para valorizar o trabalho que vem sendo feito. Sempre sabemos que a reeleição de um grupo é difícil, mas ter essa votação expressiva de quase 60% dos votos válidos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Deneka.

A presidente eleita

A advogada Marilena Winter é a primeira mulher eleita presidente da OAB Paraná. Natural de União da Vitória, no interior do Paraná, Marilena Indira Winter é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Atua como procuradora do município de Curitiba desde 1992. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná e professora de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na OAB Paraná foi conselheira e secretária-geral, participou de comissões e atualmente exerce a função de vice-presidente da seccional.

A nova diretoria será composta também pelos advogados Fernando Estevão Deneka – Vice-Presidente, Henrique Gaede – Secretário-Geral, Roberta Santiago Sarmento – Secretária-Geral Adjunta e Luiz Fernando Casagrande Pereira – Tesoureiro

**Bem Paraná

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]