União da Vitória retoma atividades do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Paz » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória retoma atividades do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Paz


4 de dezembro de 2021

Fotos: Divulgação

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 03, no Auditório da Estação União uma reunião do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Paz de União da Vitória. Participaram do encontro as secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cejusc e instituições de ensino e da saúde de todo o município.

Durante a abertura da reunião, o Secretário da Saúde, Fernando Ferencz, falou sobre a importância da retomada do núcleo e que todas as entidades envolvidas precisam estar alinhadas com o objetivo comum de acolher todas as vítimas da violência, “muitas vezes a pessoa que sofre a violência ela não denuncia e não fala, porque acaba sendo difícil para ela ter que ficar repetindo a sua história, e também precisamos entender a violência para saber como preveni-la”, afirmou Ferencz.

Foi apresentado durante a reunião, um levantamento dos dados sobre a violência, baseados nas fichas de notificação de violência que chegaram até a secretaria da saúde, entre os anos de 2016 e 2020.

Os dados apresentados apontam que foram realizadas 493 notificações de violência nos últimos 4 anos, entre elas violência doméstica, contra ao idoso, e contra a própria vida, sendo que a maior ocorrência foi de tentativa de suicídio com 292 notificações, e 34 suicídios.  Os casos de violência sexual notificados foram 19 e contra o idoso foram feitas 28 notificações.

“Nós sabemos que esses dados não traduzem a nossa realidade, pois são apenas os que chegaram a ser notificados”, afirmou a coordenadora da reunião, Aline Bonete, que ressaltou a importância da discussão que está acontecendo, a fim de traçar o perfil real da violência e oferecer apoio e acolhida para a pessoa que muitas vezes não denuncia por não ter esse suporte.

Após a apresentação dos dados foi feito um debate entre os presentes, e no final da reunião ficou definido que cada instituição ou entidade irá encaminhar até o dia 15 de dezembro os trabalhos que já realizam sobre o assunto e quais são as dificuldades para ser montado um documento que será compartilhado com todos os integrantes do Núcleo, afim de manter e definir novas ações para diminuir e prevenir os casos de violência em União da Vitória.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]