Cruz Machado protocola decreto de situação de emergência devido a estiagem » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado protocola decreto de situação de emergência devido a estiagem


7 de janeiro de 2022

Imagem Ilustrativa

A intensa estiagem que vem atingindo Cruz Machado desde meados de 2019, intensificada no último trimestre de 2021, tem causado danos humanos, ambientais e consequentes prejuízos, impactando diretamente a população, especialmente nas áreas rurais, com desabastecimento de água inclusive para dessedentação de animais e a produção agrícola do município.

A prefeitura realizou, na manhã de segunda-feira (3), uma reunião para debater a construção de um decreto municipal para declarar Situação de Emergência no território municipal em virtude da escassez das chuvas.

Para viabilizar este decreto é necessário fazer um levantamento dos números da estiagem, com laudos, dados, fotos, culturas agrícolas, produção de leite, erva-mate, pecuária, dentre outros, nas regiões atingidas. Assim, a reunião teve como objetivo realizar a primeira conversa com os setores e entidades diretamente envolvidos com a produção agricultura para buscar reunir estas informações técnicas.

Nesta semana o decreto foi formalizado e protocolado junto aos órgãos competentes para buscar o reconhecimento da emergência ao nível estadual e posteriormente reconhecimento federal.

Este decreto, vem de encontro com o decreto nº 10002, do Governo do Paraná, que declarou Situação de Emergência em virtude da estiagem, autorizando os órgãos estaduais a atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Participaram da reunião o prefeito Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito e prefeito em exercício, Wilson Daniel Barczak, chefe da Defesa Civil Municipal, José de Oliveira, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh, secretária de Assistência Social, Silvana Rosnowski, equipe de governo e equipe técnica e ainda representantes de entidades envolvidas com a agricultura e pecuária em Cruz Machado.

**Comunicação prefeitura de Cruz Machado

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]