ONU: guerra ameaça empurrar 90% dos ucranianos para pobreza extrema » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

ONU: guerra ameaça empurrar 90% dos ucranianos para pobreza extrema


16 de março de 2022

Foto: REUTERS/Lukasz Glowala

A guerra ameaça deixar 90% dos ucranianos abaixo do limiar da pobreza. A conclusão é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

As primeiras estimativas do impacto econômico e social do conflito entre a Rússia e a Ucrânia foram divulgados nesta quarta-feira (16). 

A Organização das Nações Unidas teme que Ucrânia recue décadas em termos de avanços sociais e que se percam as conquistas econômicas dos últimos anos.

Papa

O papa Francisco lembrou hoje as crianças que fogem das bombas na Ucrânia e disse que são “vítimas da arrogância dos adultos”, em discurso dirigido a um grupo de estudantes italianos antes da audiência-geral.

“E agora peço que pensem, façam uma reflexão: vamos pensar em tantas crianças, meninos, meninas, que estão em guerra, que estão a sofrer na Ucrânia. Eles são como vocês, como vocês, seis, sete, dez, 14 anos”, afirmou em saudação na Basílica de São Pedro aos alunos do Colégio La Zolla, de Milão.

“Têm um futuro, a segurança de crescer numa sociedade de paz. Em vez disso, esses pequeninos têm que fugir das bombas, estão a sofrer com o frio que faz”, acrescentou.

Francisco pediu a todos que pensassem “nessas crianças e jovens que hoje sofrem a 3 mil quilómetros” da Itália e rezou pelos meninos e meninas que vivem sob as bombas, “nessa guerra terrível, sem comida, sem ter para onde fugir, sem casa, sem nada”.

O papa aconselhou os estudantes a “crescer não só no conhecimento, mas também em criar laços para construir uma sociedade mais unida e fraterna”, acrescentando: “a paz, de que tanto precisamos, constrói-se à mão, compartilhando. Não há máquinas para construir a paz. A paz constrói-se sempre, na família, na escola, na sociedade”.

Pediu também que os acolham, afirmando que “o mundo de hoje coloca muitas barreiras entre as pessoas e o resultado dessas barreiras é a exclusão e a rejeição”.

“Construam sempre pontes, nunca ignorem, porque o ignorar inicia guerras”, alertou. “Existem barreiras entre estados, grupos sociais, mas também entre pessoas”, acrescentou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Solteirão texano busca amor em outdoor por R$ 2.200 por semana

A ideia audaciosa de Al Gilberti parece estar dando certo. Em apenas duas semanas, ele já recebeu mais de 400 ligações e 50 e-mails, segundo o New York Post Cansado de estar sozinho, um homem de 70 anos no Texas, Estados Unidos, decidiu investir em uma estratégia inusitada para encontrar o amor: alugar um outdoor […]

Festival Paradesportivo das Regionais trouxe evoluções e acessibilidade para a região Sul do Paraná

União da Vitória sediou ontem (14) o Festival Paradesportivo das 14ª Regional de Esportes do Paraná. O município foi escolhido como sede devido ao importante trabalho local realizado com o paradesporto, uma referência regional capitaneada por Ednilson Godoy, vereador proponente do projeto que inclusive é lei municipal.  O evento reuniu mais de 70 participantes no […]

Porto União: passagem de comando é realizado na 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar

Na manhã desta sexta-feira, 10, foi realizada a solenidade de passagem de comando da 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Porto União, na sede do Quartel Lara Ribas, onde o major Paulo Ricardo Galle, após 5 anos de serviço dedicado ao cargo de comandante, passou o comando para o capitão Luiz […]