Cruz Machado é um dos 35 municípios com melhor desempenho no programa Renda Agricultor Familiar. Com isso, recebeu o certificado de reconhecimento na tarde da última quarta-feira (23) em cerimônia no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
O projeto atende famílias de pequenos agricultores em situação de vulnerabilidade, cadastradas pelo Programa Nossa Gente Paraná em 156 cidades do Estado. O município recebeu esta homenagem por facilitar o acesso de paranaenses a esses recursos.
Foram selecionados um município de cada Regional do Estado para receber o Certificado de Reconhecimento do Secretário de Justiça, Família e Trabalho, e o município representou a região de União da Vitória.
Os beneficiários do programa recebem aportes do Estado para promover ações em saneamento (construção ou melhoria de banheiro, proteção de fontes, destinação adequada das águas usadas), produção destinada ao autoconsumo (avicultura, horticultura, fruticultura, entre outros) e processos produtivos (geração de renda através de atividades agrícolas e não-agrícolas).
Até o momento, foram atendidas 45 famílias cruzmachadenses, um dos municípios que mais teve inclusões e melhor se destacou.
No evento que contou com a participação do secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; Cruz Machado esteve representado pelo prefeito Antonio Luis Szaykowski; secretária de Assistência Social, Silvana Rosnowski; coordenadora do CRAS, Luiza Kisiel; e assessor jurídico, João Komar.