A operação sanitária realizada em Cruz Machado na sexta-feira, 1º de abril, foi finalizada no sábado, 02, com cerca de sete toneladas de alimentos sem condições de venda. Estabelecimentos comerciais foram abordados na operação. Na sexta-feira foram apreendidas duas toneladas de carne que encheram a caçamba de um caminhão.
Ao todo foram fiscalizados 12 estabelecimentos e 4 veículos. A Receita Estadual aplicou 15 autos de infração no valor de R$39.869,21 como consequência de várias irregularidades como o transporte e armazenamento de mercadorias sem nota fiscal.
As medidas cautelares realizadas resultaram em aproximadamente 5 toneladas de carnes diversas apreendidas e inutilizadas; 180 litros de bebidas alcoólicas clandestinas apreendidas e inutilizadas; 176 quilos de demais produtos alimentícios apreendidos e inutilizados; 36 quilos de produtos alimentícios vencidos retirados das gôndolas, apreendidos e inutilizados; 170 litros de bebidas diversas vencidas e/ou fraudadas retiradas das gôndolas, apreendidas e inutilizadas; 293 unidades de medicamentos diversos interditados cautelarmente no estabelecimento até julgamento de PAS; 1 equipamento do tipo serra fita interditado cautelarmente.
Esta operação só foi possível após diversas denúncias que relataram várias condições precárias de alguns locais. Assim, o Ministério Público autorizou a ação que foi cumprida pelas equipes da Secretaria de Saúde do Estado, 6° Regional de Saúde de União da Vitória, Receita Estadual, Ministério do Trabalho e demais órgãos ligados a saúde pública, inclusive secretarias do município de Cruz Machado com apoio da Polícia Militar.