Inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética terminam nesta sexta, 28 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética terminam nesta sexta, 28


19 de outubro de 2022

Foto: Ilustrativa

As inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022) acontecem até esta sexta-feira, dia 28, através do site oficial do evento. Professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país podem se inscrever, por meio de suas instituições de ensino. Através de desafios e provas, a Olimpíada pretende levar informações sobre o uso correto da energia elétrica e contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.

O evento é organizado através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL, em parceria com as principais concessionárias de energia elétrica do país, entre elas a Copel. Tanto o cadastro quanto a participação são gratuitas, e a expectativa da organização é reunir mais de 180 mil inscritos de 500 municípios. 

O período de formação dos professores através da plataforma digital será realizado até o dia 23 de outubro e inclui a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização de provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas as etapas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile.

O curso direcionado aos estudantes será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. 

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

GAMES E CONHECIMENTO – Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira

Imagem assessoria A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória ampliará, a partir da próxima segunda-feira (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de seis meses. A medida segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e tem como objetivo aumentar a […]

PROERD forma 380 alunos e fortalece prevenção às drogas em União da Vitória 

Imagem assessoria Aconteceu nesta quinta-feira (25) a formatura de 380 alunos do 5º ano participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória. A cerimônia foi realizada no Wooden […]

Proerd forma estudantes e fortalece prevenção às drogas em Porto União 

Imagem assessoria Na noite desta quinta-feira (25), o Cine Teatro Ópera, em Porto União, recebeu a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento reuniu estudantes, familiares e membros da comunidade […]