Pedro Ivo participa de Audiência Pública do MP visando demanda populares » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pedro Ivo participa de Audiência Pública do MP visando demanda populares


26 de novembro de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na noite de quarta-feira, 20, o Ministério Público do Paraná (MP) promoveu Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, com o objetivo de tratar de reivindicações apresentadas pelos movimentos sociais populares. Passe livre estudantil; combate e prevenção à atos de corrupção; acessibilidade; saúde e atenção prioritária às crianças e adolescentes foram as diretrizes debatidas. A indicação dessas demandas foi feita por representantes da sociedade de União da Vitória, em Audiência Extrajudicial junto ao MP, em 29 de junho de 2013, gerando a discussão pública organizada e presidida pelo promotor da Infância e Juventude, Julio Ribeiro de Campos Neto.

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, apresentou o novo layout do site da Prefeitura que estará em funcionamento dentro de alguns dias. O objetivo é ter transparência total de todas as ações, licitações, funcionalismo, serviços, despesas, receitas, certidões, patrimônio e demais atividades da administração. “Queremos permitir que tudo seja totalmente transparente e possibilite que o cidadão veja em que setor trabalha determinado funcionário, de careira ou comissionado, saiba quanto recebe e sua função”, explicou. Grande parte dos serviços da prefeitura está em funcionamento no atual site, mas o novo vai ampliar os serviços e disponibilizar todos os dados da administração e permitir o combate efetivo à corrupção.

Pedro Ivo elogiou o trabalho do MP e disse que está agindo de forma a atender todas as prerrogativas legais estabelecidas, deixando sempre o gabinete à disposição dos promotores para o atendimento de solicitações e planejamento conjunto de melhorias. O promotor Ademir Ribeiro de Souza, presente ao evento, endossou a fala do prefeito e comentou a postura da administração. “Realmente, sempre somos atendido pela gestão”, justificou. Na mesma linha, outro promotor que participou da audiência – André Luis Bortolini – reforçou que o tratamento entre os poderes tem sido dentro de diálogos e sem obstruções.

Dentro da pauta de assuntos demandados, Pedro Ivo mencionou que a Prefeitura solicitou estudo para avaliar a perspectiva de aumentar a cessão de transporte gratuito para alunos, o chamado passe livre. Para tornar possível essa ação seria necessária a mudança do sistema de transporte. De acordo com o prefeito, na atual estrutura de transporte a alteração iria encarecer a passagem aos demais usuários. “Não podemos deixar o transporte do trabalhador mais caro”, salientou. Contudo, o prefeito observou que, atualmente, a administração fornece vale transporte para mais de 1.100 alunos, de primeira a quarta séries e segundo grau, da área rural e urbana do município. Para isso se gasta em torno de R$ 1,5 milhão por ano.

Quanto às duas outras demandas: acessibilidade e saúde, Pedro Ivo citou as ampliações estruturais: cinco postos novos, sendo um de grande porte, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Ele também destacou o projeto de regularização das calçadas que será feito em parceria com empresários, iniciando pela área central. “Para todas essas obras temos recursos, já com liberação de primeira parcela para início das obras”, acrescentou.

Sobre Atenção Prioritária às Crianças e Adolescentes, Pedro Ivo relatou as ações realizadas e as demais em andamento. Nesse setor, o promotor Julio Ribeiro elogiou o trabalho da administração, da Secretária de Ação Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, e equipe. “Estão fazendo um trabalho muito bom”, disse. Em relação ao site da Prefeitura, o promotor elogiou os dados divulgados pela administração municipal. Segundo ele, há mais transparência do que determina a legislação.

No encerramento dos debates, o promotor lamentou a ausência de maior público, mas disse sair satisfeito com a audiência e as propostas apresentadas pelo prefeito para todas as áreas. Ao final do evento, o prefeito assinou o termo de adesão ao ‘Movimento Paraná Sem Corrupção’ e deixou uma minuta de projeto de Lei sobre a padronização de calçadas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Idosa de 101 anos é confundida com bebê por sistema de companhia aérea

A enfermeira aposentada nasceu em 1922 e viaja constantemente para visitar a família. Erro da companhia aérea gera risadas e incômodos A companhia aérea American Airlines vem causando um transtorno na vida de Patricia – que não quis divulgar o seu sobrenome. A enfermeira aposentada tem 101 anos de idade, mas é constantemente confundida com um bebê. O […]

Celesc abre concurso para níveis médio, técnico e superior com salários de até R$ 11,2 mil

A Celesc lançou nesta terça-feira (30) o edital de concurso com vagas de níveis médio, técnico e superior. O certame visa ao preenchimento de duas vagas de analista de sistemas e a formação de cadastro de reserva para o chamamento dos aprovados conforme haja necessidade, enquanto o concurso tiver validade. As funções têm cargas horárias […]

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]