Primeiro caso da Ômicron XBB.1.5 no Brasil é identificado em São Paulo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Primeiro caso da Ômicron XBB.1.5 no Brasil é identificado em São Paulo


6 de janeiro de 2023

A rede de saúde integrada Dasa informou hoje (5) ter identificado o primeiro caso da subvariante da Ômicron XBB.1.5 no Brasil. O caso foi identificado em amostra de uma paciente de Indaiatuba, no interior de São Paulo. A amostra teria sido coletada em novembro do ano passado.

Segundo a Dasa, o caso já foi comunicado ao Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, e a amostra se encontra no Gisaid, o repositório mundial de sequenciamento.

Segundo a epidemiologista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, a subvariante XBB.1.5 é a versão mais transmissível da covid-19 identificada no mundo até agora.

A epidemiologista disse que a subvariante já foi identificada em 29 países e pode estar circulando em outros locais sem ter sido detectada. “Esperamos mais ondas de infecção em todo o mundo, mas isso não precisa se traduzir em mais ondas de morte porque nossas contramedidas continuam funcionando.”

Especialistas brasileiros têm demonstrado preocupação com a chegada dessa subvariante que, além de mais transmissível, parece também escapar parcialmente das defesas, embora, até este momento, não haja indicação de que provoque doença mais grave do que já é conhecido, até agora, das Ômicrons. Eles recomendam que a população continue a usar máscaras de proteção e complete o esquema vacinal contra a covid-19, que protege principalmente contra formas graves da doença.

Agência Brasil procurou o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo para obter mais informações sobre a identificação deste caso em Indaiatuba, mas, até o momento, não obteve retorno.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]