Projeto Rio Vivo: parceria pode soltar mais de 150 mil peixes nativos no Rio Iguaçu em União da Vitória e região » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto Rio Vivo: parceria pode soltar mais de 150 mil peixes nativos no Rio Iguaçu em União da Vitória e região


27 de janeiro de 2023

Foto: Ilustrativa/SEDEST

União da Vitória está entre os primeiros municípios do Paraná que irão receber neste ano o Projeto Rio Vivo, que já soltou mais de 2,6 milhões de peixes nativos em diversas bacias hidrográficas do Estado.

A notícia foi recebida pelo secretário municipal de Agricultura, Marcelo Schlenert, durante reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, onde foram tratadas diversas pautas que serão realizadas em União da Vitória a partir de 2023.

Divulgação

“Para nós é de grande alegria saber que fomos contemplados com o Projeto Rio Vivo, que visa a repovoação de peixes nativos nas bacias hidrográficas do Paraná e que trará vida nova para o nosso Rio Iguaçu que é tão importante para União da Vitória e toda a região”, anunciou Marcelo.

Iniciado em 2020, o projeto já atendeu a diversas bacias hidrográficas, oferecendo melhores condições para seu desenvolvimento, exploração de suas vocações, melhoria social das populações lindeiras e conservação ambiental.

A soltura é realizada depois um estudo do Instituto Água e Terra (IAT) órgão parceiro no projeto, que define quais as melhores espécies a serem soltas e também o melhor local. Os peixes soltos são do tamanho “juvenil”, o que aumenta sobremaneira sua sobrevivência, diminuindo as grandes perdas por predação inevitáveis quando as ações são feitas com alevinos.

“Para a nossa região a expectativa é de que sejam soltos mais de 150 mil unidades de peixes nativos, como lambari, jundiá e pintado”, afirmou o secretário que destacou que além da preservação da fauna o projeto também cria uma consciência ambiental, com a participação da sociedade civil, especialmente de estudantes e pessoas da terceira idade e também será realizado o plantio de árvores nativas nas margens dos rios, ampliando a importância sobre a conservação do meio ambiente e preservação da fauna e flora de toda a região.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]