Projeto Rio Vivo: parceria pode soltar mais de 150 mil peixes nativos no Rio Iguaçu em União da Vitória e região » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto Rio Vivo: parceria pode soltar mais de 150 mil peixes nativos no Rio Iguaçu em União da Vitória e região


27 de janeiro de 2023

Foto: Ilustrativa/SEDEST

União da Vitória está entre os primeiros municípios do Paraná que irão receber neste ano o Projeto Rio Vivo, que já soltou mais de 2,6 milhões de peixes nativos em diversas bacias hidrográficas do Estado.

A notícia foi recebida pelo secretário municipal de Agricultura, Marcelo Schlenert, durante reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, onde foram tratadas diversas pautas que serão realizadas em União da Vitória a partir de 2023.

Divulgação

“Para nós é de grande alegria saber que fomos contemplados com o Projeto Rio Vivo, que visa a repovoação de peixes nativos nas bacias hidrográficas do Paraná e que trará vida nova para o nosso Rio Iguaçu que é tão importante para União da Vitória e toda a região”, anunciou Marcelo.

Iniciado em 2020, o projeto já atendeu a diversas bacias hidrográficas, oferecendo melhores condições para seu desenvolvimento, exploração de suas vocações, melhoria social das populações lindeiras e conservação ambiental.

A soltura é realizada depois um estudo do Instituto Água e Terra (IAT) órgão parceiro no projeto, que define quais as melhores espécies a serem soltas e também o melhor local. Os peixes soltos são do tamanho “juvenil”, o que aumenta sobremaneira sua sobrevivência, diminuindo as grandes perdas por predação inevitáveis quando as ações são feitas com alevinos.

“Para a nossa região a expectativa é de que sejam soltos mais de 150 mil unidades de peixes nativos, como lambari, jundiá e pintado”, afirmou o secretário que destacou que além da preservação da fauna o projeto também cria uma consciência ambiental, com a participação da sociedade civil, especialmente de estudantes e pessoas da terceira idade e também será realizado o plantio de árvores nativas nas margens dos rios, ampliando a importância sobre a conservação do meio ambiente e preservação da fauna e flora de toda a região.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]