Consumo diário de refrigerante pode aumentar risco de calvície em 57% » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Consumo diário de refrigerante pode aumentar risco de calvície em 57%


2 de fevereiro de 2023

Ilustrativa

Já é de conhecimento geral que o consumo exagerado de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, pode ser responsável por uma série de problemas de saúde, incluindo o desenvolvimento de diabetes. Porém, cientistas descobriram que os produtos podem ter uma ação direta também na aparência do consumidor.

De acordo com o estudo da Universidade de Tsinghua, em Pequim, que analisou dados de cerca de mil homens entre 18 e 45 anos, o consumo diário de refrigerantes pode aumentar o risco de queda de cabelo em até 57%. Os participantes que tomavam refrigerante de uma a três vezes na semana tiveram risco de calvície aumentado em 21%. A pesquisa foi publicada em janeiro deste ano na revista científica Nutrients.

“A possibilidade de a calvície estar associada ao açúcar existe sim. O consumo em excesso causa pequenas lesões nos vasos sanguíneos, o que afeta a vascularização dos folículos pilosos e favorece a queda de cabelo”, explica a dermatologista Renata Mariella, da clínica Renoir Especialidades Médicas, em Brasília.

A especialista aponta que o estudo é interessante e, apesar de suas limitações, mostra mais uma forma de prevenir a calvície — evitando o excesso de açúcar. Os cientistas chineses apontam que apesar de as bebidas açucaradas serem cada vez mais comuns e causarem uma série de outras condições de saúde, o efeito negativo na aparência pode ser suficiente para chamar a atenção da população jovem e incentivar a diminuição do consumo.

Calvície

Existem diversas causas que podem desencadear a queda de cabelo. A mais conhecida, mas menos comum, pode atingir homens e mulheres, e é conhecida como alopecia androgenética. “Os primeiros sinais podem ser notados em torno dos 20 anos de idade. Eles evoluem com o passar dos anos e, apesar de existirem diversos tratamentos, a única solução definitiva disponível para quem tem a condição é o implante capilar”, esclarece a dermatologista.

Ela explica que, em geral, a principal causa para a queda de cabelos em homens é a ação local dos hormônios masculinos, que causam uma miniaturização dos fios, diminuindo progressivamente o seu crescimento. Outras razões frequentes para o problema são:

Ansiedade;

Diabetes;

Alteração de colesterol;

Obesidade e doenças metabólicas no geral.

Como não ficar careca

O tratamento é individualizado e vai depender do grau de evolução da perda de cabelo, de outras doenças associadas e da saúde geral do paciente. Segundo a dermatologista, a área tem resultados cada vez melhores, ainda que não exista uma solução pouco invasiva e definitiva para a calvície.

“Existem diversas opções, como medicações orais e tópicas, remédios com aplicação na região intradérmica feita com procedimentos minimamente invasivos, e o transplante capilar”, afirma Renata.

Assim que o paciente notar os primeiros sinais de diminuição do volume capilar, deve procurar avaliação médica especializada — assim, se pode definir um protocolo adequado para retardar a evolução da careca.

**Metrópoles

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]