O fenômeno que consiste no alinhamento de Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e Lua, formando um arco está parcialmente vísivel. Apesar de poder ser visto durante toda a semana, o melhor dia para se presenciar o alinhamento é nesta terça-feira (28), informou Bill Cooke, astrônomo da NASA. O chamado ‘desfile planetário’ poderá ser visualizado após o pôr do sol em qualquer lugar da Terra. A observação tem que ser no início da noite, visto que Mercúrio e Júpiter desaparecerão rapidamente no horizonte, segundo especialistas.
Enquanto Marte e Vênus ficarão facilmente identificáveis por conta de seu brilho, assim como a Lua e Júpiter, Mercúrio e Urano ficarão mais escuros, dificultando a visualização. Os planetas mais escuros só poderão ser vistos com o uso de telescópios e, mesmo assim, alguns ainda serão um desafio. Marte ficará ao lado da lua com um tom avermelhado e Vênus será um dos pontos mais iluminados no céu.
“Os planetas não estão alinhados agora, eles estão todos espalhados pelo Sistema Solar, mas apenas da nossa perspectiva, de vez em quando, eles se aproximam o suficiente um do outro no céu para que possamos ver alguns deles assim”, disse o astrônomo Jake Foster do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra.
A conclusão é de que esses fenômenos de alinhamento são particulares da nossa perspectiva da Terra. A melhor posição para apreciar esse desfile é longe das luzes da cidade, em um local com visão ampla e limpa.
**Via portal O Hoje