Promovida pela Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), e com o apoio da Prefeitura de Cruz Machado, a III Festa da Erva-Mate foi realizada nesse final de semana, nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro.
As atividades tiveram início na quinta-feira, 28, com a realização do 1º Seminário da Erva-Mate, no auditório da comunidade luterana. O evento foi promovido pela Codacem, Prefeitura de Cruz Machado, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas. Durante o encontro foram abordados assuntos referentes a produção de mudas, manejo do erval, pragas, doenças e sabores da erva-mate e boas práticas no processamento. Estiveram presentes no evento o prefeito Antonio Luis Szaykowski, o secretário Municipal da Agricultura, Silmar Kazenoh, o representante da Codacem, Danilo Neuenfeld, Chefe da Emater Regional de União da Vitória, Cleacir Dal’Agnol, Chefe regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Jair Scaramelo de Mello, secretário da Agricultura de São João do Triunfo, João Osmar Stori Marchaukowski, o presidente do Sindicato das Indústrias do Mate (Sindimate) de Catanduvas (SC), Anselmo Zanelato. Participaram do seminário mais de 200 pessoas, dos municípios de Cruz Machado, União da Vitória, Porto União, Bituruna, General Carneiro, Porto Vitória, Paula Freitas, São Mateus do Sul, Irineópolis, Antônio Olinto, Paulo Frontin e São João do Triunfo.
A abertura oficial da festa aconteceu na noite da sexta-feira, 29, na comunidade da Igreja Luterana. Estiverem presentes o prefeito Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, secretários municipais, vereadores e membros das entidades do município. Após a solenidade de abertura houve a coroação da Rainha da Festa, Aline Chuede, da 1ª Princesa, Gabriele Rodrigues, e da 2ª Princesa, Morgana Gauer. Após a abertura oficial houve a apresentação da banda sinfônica do município de Pinhão (PR) e várias apresentações artísticas, e também não faltou a tradicional roda de chimarrão. Para encerrar o primeiro dia da festa, no Clube 7 de Setembro, teve o show com Gilmar Brasil e convidados.
No sábado, 30, houve as exposições no parque da festa e muito chimarrão, e no final da noite, no Clube 7 de Setembro, foi promovido mais um show, animado pelo grupo Coração Gaúcho.
No domingo, 1° de dezembro, mais de três mil pessoas passaram pela festa. Dando início a programação no período da manhã o pastor da comunidade luterana, Danilo Neuenfeld, realizou um culto campeiro. Os tratores tomaram conta das ruas da cidade, com muita buzina, marcando o desfile do 1º Tratoraço da Erva-Mate, com benção dos tratores. No meio-dia foi servido o tradicional almoço. No período da tarde houve as apresentações de talentosos artistas locais e regionais, com show de gaita, violão e muita música gaúcha que tomou conta do ambiente da festa.
Também foi realizado o concurso da maior folha de Erva-Mate, em que vários agricultores trouxeram de suas propriedades as folhas. A terceira maior folha foi da Vanessa Bergmann com 26,5 cm, a segunda maior foi de Vicente Walczak com 28 cm e a grande campeã com 31 cm foi do Vanderlei Kryknitski.
O município de Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de Erva-Mate do Brasil. Cerca de 2,5 mil famílias produzem Erva-Mate. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade tem sete ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto. A maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Uruguai e a Argentina também consomem a erva-mate produzida no Paraná.