Idosa viaja 70 quilômetros para estudar e realiza sonho aos 77 anos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Idosa viaja 70 quilômetros para estudar e realiza sonho aos 77 anos


2 de junho de 2023

Foto: Divulgação

E essa idosa que viaja 70 quilômetros para ir à escola e realizar o sonho de estudar? A distância é grande, mas a força de vontade e a determinação maiores ainda! Nada desanima esta senhorinha de 77 anos.

Dona Francisca da Silva é de Mosqueiro, interior de Belém, e todas as terças, quartas e quintas ela pega um ônibus até a Paróquia dos Capuchinhos, região central de Belém, onde fica a escola.

“Já estou há muito tempo aqui, parei meu estudo na 8ªsérie. Ia fazer o segundo grau, mas adoeci e não continuei estudando. Já aprendi muita coisa aqui, sempre peço saúde para a professora continuar nos ajudando”, disse a estudante veterana.

Trajeto

De Mosqueiro, cidade onde Dona Francisca mora, até Belém, a viagem dura próximo de 1h30, mas ela mesmo assim participa toda semana!

No local, funciona o projeto social Casa do Pão que associa aulas de alfabetização, artesanato, alimentação e atendimentos médicos. Os serviços são gratuitos, e a ação sobrevive com a ajuda de voluntários e doações.

O trajeto preocupa a família, mas a idosa não se deixa vencer pela pressão dos parentes.

Progredindo

Dona Francisca está super feliz com o progresso que vem apresentando. Ela já tem conseguido fazer algumas contas de matemática, algo que tinha muita dificuldade.

“Para mim, isso é muito importante. Quando eu chego aqui parece que eu estou em casa, somos uma família, todo mundo é unido”, disse a vovó.

A senhorinha participa do projeto social A Casa do Pão, na Igreja dos Capuchinhos. E ela adora estudar.

“No dia que eu não venho para cá, fico doidinha em casa. Se eu paro, eu adoeço. Quando vou para casa, a minha filha diz que se preocupa de eu andar sozinha, mas nunca aconteceu nada, chego bem”, afirmou a vovó.

Casa do Pão

A Paróquia dos Capuchinhos atende aproximadamente 250 idosos.

O projeto social não tem apoio do governo e sobrevive com dificuldades.

As atividades que os voluntários realizam com os idosos envolvem compras de diversos materiais, o que acaba gerando custos altos para a casa.

Todas as ações no projeto servem para ajudar os idosos a estimular a memória e o corpo para evitar doenças, como o Alzheimer.

O projeto fica localizado na avenida Conselheiro Furtado, n° 3320, entre José Bonifácio e Castelo, no Pará.

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]