Deputados aprovam admissibilidade da PEC do Universidade Gratuita em Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Deputados aprovam admissibilidade da PEC do Universidade Gratuita em Santa Catarina


28 de junho de 2023

Foto: Bruno Collaço/Agência AL

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na sessão desta terça-feira, 27, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2023, de autoria do Poder Executivo, que viabiliza a implantação do Programa Universidade Gratuita. Com a decisão, a matéria retorna para as comissões para análise do mérito.

A PEC revoga os artigos 47, 48 e 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição estadual. Na exposição de motivos que acompanha a PEC, o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, explica que a matéria visa dar sustentação legal ao programa idealizado pelo governo do Estado para a concessão de 75 mil vagas a estudantes carentes nas instituições de ensino superior do estado.

Além da PEC, a implantação do programa também depende da aprovação de outros dois projetos, já em análise na Assembleia Legislativa: o Projeto de Lei Complementar (PLC) 13/2023 e o Projeto de Lei (PL) 162/2023. As três matérias tramitam de forma conjunta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Comissão de Finanças e Tributação e na Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A expectativa é que elas sejam votadas em plenário ainda na primeira quinzena de julho.

Aprovações

Além da PEC, o Plenário aprovou cinco projetos de lei (PLs), todos de autoria parlamentar. Duas propostas tratam da concessão do título de utilidade pública.

Já o PL 213/2020, da deputada Paulinha (Podemos), dispõe sobre condutas proibidas aos agentes políticos e administrativos do Estado de Santa Catarina. Ele proíbe que servidores e agentes políticos se cadastrem para receber recursos de programas do governo federal de auxílio ou complementação de renda. A punição para o descumprimento vai desde a exoneração ao afastamento imediato sem remuneração para investigação administrativa.

O PL 265/2022, do deputado Pepê Collaço (PP), inclui municípios do Sul do estado na Rota das Estâncias Termais e Climáticas de Santa Catarina, aprovada pela Alesc em 2016. Por fim, o PL 51/2023, do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), institui o mês Março Azul em Santa Catarina para conscientização e prevenção do câncer de intestino.

Os PLs aprovados nesta terça passarão pela votação da Redação Final antes de seguirem para análise do Poder Executivo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Selo de “Pessoa com Autismo a Bordo” é Lançado

Imagem assessoria Criado por iniciativa do deputado estadual Vicente Caropreso, o selo “Pessoa com Autismo a Bordo” passa a identificar veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina. A medida foi instituída pela Lei nº 19.035/2024, de autoria do parlamentar, e regulamentada pelo Decreto nº 1.286/2025, com o objetivo de […]

TRÊS DOENÇAS DE VERÃO

Imagem de reprodução Algumas doenças são muito comuns no verão, como o Melasma, a Dengue e a Intoxicação Alimentar. Melasma é uma doença de pele; ela se apresenta sob a forma de manchas escuras que surgem no rosto, nos braços e nas áreas do corpo muito expostas ao sol, principalmente em mulheres jovens. Não é […]

Com apoio do deputado Hussein Bakri, Porto União entrega demandas junto à Sanepar

O prefeito de Porto União, Juliano Hassan, solicitou apoio do deputado estadual do Paraná Hussein Bakri para intermediar demandas junto à Sanepar e à Copel, diante de reclamações da população sobre serviços essenciais no município. Entre os principais problemas estão cobranças de esgotamento sanitário em imóveis que ainda não estão ligados à rede e dificuldades […]