Um homem compareceu ao pelotão policial em Bituruna para relatar que foi vítima de estelionato ao negociar a compra de um trator amarelo da marca/modelo Caterpillar D4E, ano 1981, com o número de série 34000710. A negociação ocorreu com um intermediador identificado como J. R. Q., cujo contato foi pelo WhatsApp no número (43) 91XX-1535.
Segundo o relato, o solicitante enviou seu pai para verificar o estado do trator no interior de Prudentópolis no dia 2 de agosto. Nessa ocasião, seu pai conversou apenas com o capataz da fazenda e não teve contato direto com o proprietário ou intermediador. No dia seguinte, o pai retornou à cidade de Prudentópolis para fazer o pagamento e trazer o trator, enquanto o solicitante estava trabalhando em Bituruna.
O solicitante, realizou o pagamento no valor de R$52.000,00 (cinquenta e dois mil reais) via PIX para uma suposta funcionária do proprietário do trator. Porém, após o envio do valor, o proprietário alegou que não havia recebido o pagamento e, por esse motivo, não liberou o trator para o transporte até Bituruna.
A esposa do proprietário confirmou que o dinheiro não foi creditado em sua conta e, em virtude disso, o trator não foi liberado.
Diante dos fatos apresentados pelo solicitante, foram fornecidas orientações sobre os procedimentos cabíveis a serem tomados para investigação do golpe e tentativa de reaver o dinheiro perdido na transação fraudulenta.
De Portal RDX com informações VVale