Reunião com Atenção Primária serve para apresentar PMSP 2014/2017 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Reunião com Atenção Primária serve para apresentar PMSP 2014/2017


13 de dezembro de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na reunião mensal com a equipe da Atenção Primária em Saúde (APS), composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais funcionários das unidades de saúde, foi apresentado o Plano Municipal de Saúde Pública (PMSP) para os próximos quatro anos. A atividade organizada pela Fundação Municipal de Saúde (Fusa) União da Vitória ocorreu na 6ª Regional de Saúde, nesta quarta-feira 11.

A diretora superintendente da Fusa, Margarete Olivo, comandou a reunião e explicou que o objetivo foi realizar a apresentação do PMSP, como parte do fechamento das atividades de 2013. “Apresentamos o plano para que a equipe saiba qual vai ser o formato de trabalho a partir de 2014”, disse. Segundo ela, ainda estão sendo aceitas sugestões e alterações no Plano que está sendo finalizado com participação dos funcionários e população, representada pelo Conselho de Saúde.

O PMSP é instrumento de gestão e prevê ações desde o segundo ano de mandato até o primeiro da próxima gestão. A atual gestão, em 2013, seguiu a previsão realizada na administração anterior. Conforme Margarete, na elaboração do novo plano se ateve a diretrizes e metas. “São 14 diretrizes de trabalho, com metas de desempenho para o município, respeitando as características locais”, salientou. Também elaboradas em conjunto com as diretrizes e metas do ministério da Saúde e secretaria de Estado da Saúde.

 

Ações previstas:

 

Está prevista a reestruturação física de várias unidades, com projetos de reforma, ampliação e novas unidades, e revisão do organograma atual de funcionamento da secretaria municipal de saúde. “Tudo que estava no plano de governo foi colocado, agora com metas, para que elas de fato aconteçam”, justifica a diretora.

Sobre a proposta do prefeito Pedro Ivo Ilkiv de trabalhar amplamente a prevenção, segundo Margarete essas ações estão agregadas na diretriz de vigilância em saúde que assume um fluxo e organização maior. Ela é composta pela vigilância epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e saúde do trabalho. “É esse setor que vai trabalhar a prevenção e promoção em saúde”, acrescenta. Desde o início do mandato, Pedro Ivo sempre tem abordado essa questão e tem trabalhado, na articulação política e viabilização de recurso, para efetivamente ampliar e qualificar a prevenção e a promoção de saúde em União da Vitória. Exemplo disso é a conquista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h que já teve a liberação da 1ª parcela de recursos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]