Boa alimentação pode aumentar em até 13 anos expectativa de vida diz estudo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Boa alimentação pode aumentar em até 13 anos expectativa de vida diz estudo


19 de outubro de 2023

Foto: Nadine Primeau / Unsplash

Quer viver mais e bem? Uma boa alimentação aumenta em 13 anos a expectativa de vida nos homens e mais de 10 nas mulheres, revelou um estudo internacional.

O caminho é substituir a alimentação, baseada carne vermelha e alimentos processados, por alimentos como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, sementes, azeite de oliva, fibras, entre outros.

A constatação está no estudo Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel 2023) que analisou o comportamento alimentar das pessoas, de 204 locais diferentes do mundo, na pandemia da Covid-19.

Dieta otimizada

Os especialistas falam em substituir a “dieta típica ocidental” pela “dieta otimizada”. É preciso mudar o padrão de comida rápida e prática para o tipo saudável e natural.

Para o estudo de 89 páginas, os pesquisadores da Noruega usaram meta-análises e dados existentes do estudo Global Burden of Disease, um banco mundial de dados.

Foram analisados 286 causas de morte, 369 doenças e lesões e 87 fatores de risco em 204 países e territórios ao redor do mundo.

Resultados da mudança na alimentação

Os cientistas verificaram que a mudança de uma dieta típica ocidental para a dieta ideal a partir dos 20 anos aumentaria a expectativa de vida em mais de uma década para mulheres.

A mudança de uma dieta típica para uma dieta otimizada aos 60 anos aumentaria a expectativa de vida em 8,0 anos para mulheres e 8,8 anos para homens.

Na prática significa que os de 80 anos ganhariam 3,4 anos, sendo que nas mulheres: 2,6 a 3,8 a mais e, nos homens: 2,7 a 3,9.

A mudança de uma dieta ocidental típica para uma dieta de abordagem de viabilidade aumentaria a expectativa de vida de mulheres de 20 anos em 6,2 anos e 7,3 anos para homens.

Alimentos sugeridos

Os pesquisadores sugerem o consumo de mais alimentos saudáveis e a redução dos ultraprocessados e processados.

Na lista dos bons alimentos estão:

  • Leguminosas
  • Grãos integrais
  • Oleaginosas

Outras recomendações

Especialistas sugerem ainda que todos que estão acima dos 40 procurem nutrólogos e nutricionistas para compensar as necessidades de cada fase da vida.

Há situações em que as recomendações são incluir na dieta cálcio, vitamina B12, potássio, vitamina B6, magnésio, vitamina D e ômega 3, nutrientes encontrados também em alimentos.

É necessário analisar as situações em particular porque há as questões de ordem orgânica, como o metabolismo baixo e alto, hipertensão e diabetes.

Uma pesquisa observando exclusivamente as perspectivas de vida foi publicada no PLO Medicine. Veja aqui

O estudo completo pode ser acessado aqui

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Padeiros batem recorde ao criar a maior baguete do mundo, com mais de 140 metros

O processo de panificação da baguete foi iniciado às 3h da madrugada e durou cerca de 13 horas; veja vídeo Uma equipe de 12 padeiros de Suresnes, cidade do norte da França, estabeleceu um novo recorde mundial no último domingo, 5, ao preparar a baguete mais longa do mundo, com 140,53 metros de comprimento. O feito foi conquistado […]

Nota Fiscal de Produtor Eletrônica terá uso obrigatório apenas em 2025

Ajuste definido pelo Confaz prorroga o início da obrigatoriedade da NFP-e e estende a medida a todos os produtores primários Em nova decisão publicada nesta terça-feira, 7, o Conselho Nacional de Política Fazendária — Confaz adiou para 2 de janeiro de 2025 o uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o […]

“Maior boca do mundo”: mulher recebe alerta após 6 cirurgias em 1 dia

Dona da “maior boca do mundo”, Andrea Ivanova não pretende parar com as modificações corporais, apesar do alerta dos médicos Apesar do aviso de médicos de que mais procedimentos poderiam ser “uma ameaça à vida”, Andrea Ivanova, dona dos “maiores lábios do mundo”, não pretende parar. Em entrevistas para veículos internacionais, a influenciadora, de 26 anos, […]