Defesa Animal de União da Vitória divulga dados de atendimentos realizados no ano de 2023 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Defesa Animal de União da Vitória divulga dados de atendimentos realizados no ano de 2023


22 de dezembro de 2023

Ao todo a Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União da Vitória realizou mais de 1100 atendimentos e mais de 800 castrações no ano de 2023

O setor de Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União da Vitória divulgou os dados referentes ao trabalho realizado no ano de 2023. Ao todo foram realizados mais de 1100 atendimentos entre animais de pequeno porte e equinos, sendo realizadas mais de 800 castrações no período, além de mais de 700 internamentos de animais em clínicas veterinárias. Tendo uma média de quase 100 atendimentos e 70 castrações mensais.

Durante o ano de 2023, foram realizados 1101 atendimentos a animais de pequeno porte sendo contabilizados neste número às denúncias que o setor recebeu, já de equinos o número chegou a 69 atendimentos.

Com relação às castrações, foram realizados um total de 850 procedimentos, sendo esse serviço prestado pelas clínicas veterinárias credenciadas e em parceria com o Governo do Estado do Paraná.

As clínicas veterinárias realizaram procedimentos em 708 animais entre janeiro e novembro de 2023, cabe ressaltar, que as clínicas veterinárias são credenciadas junto ao município para realizações de procedimentos e internações de animais. A Prefeitura de União da Vitória teve um custo junto às clínicas veterinárias credenciadas no total de R$ 709 988,00 no ano.

Em parceria com o IAT (Instituto Água e Terra do Paraná) durante o período de Cheia do Rio Iguaçu foram realizados 230 atendimentos de animais que ficaram abandonados ou ainda que sofreram algum tipo de acidente.

Para o ano de 2024, o Setor de Defesa Animal planeja a abertura do Centro de Atendimento Provisório de Animais em Situação Emergencial (CAPASE), espaço que servirá para a realização de pequenos procedimentos como: retirada de espinho de ouriço, retirada de miíase, sutura de lacerações, hidratação de animais, suplementação, curativos e medicações. O espaço para o Centro de Atendimento já está pronto, aguardando apenas a chegada dos equipamentos para que o local possa entrar em funcionamento.

Com a abertura do CAPASE muitos procedimentos que hoje são realizados nas clínicas veterinárias credenciadas, serão feitos no Centro de Atendimento que ficará localizado no antigo parque de exposições Jaime Ernesto Bertaso na BR 153.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Hussein Bakri destaca fortalecimento do PSD no Paraná e protagonismo de Ratinho Junior

Com o encerramento das eleições no último domingo (27), o deputado estadual Hussein Bakri destaca o fortalecimento do PSD no Paraná. A partir de 2025, o partido comandará 164 das 399 prefeituras, incluindo Curitiba e Londrina, as duas maiores cidades do Estado. “Esse reconhecimento nas urnas mostra a grande aprovação ao modelo PSD de governar, […]

Em um mês, casos de coqueluche aumentaram 86% no Paraná e chegam a mil confirmações

O número de casos confirmados de coqueluche subiu 86% nos últimos trinta dias no Paraná, passando de 537 para 1.000. Crianças e adolescentes são os grupos mais afetados pela doença. Se comparado a julho, o aumento foi de 880%, quando o Estado contabilizava 102 casos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) […]

Vaca dá à luz a quatro bezerros de uma só vez em Papanduva

Uma vaca deu à luz quadrigêmeos: duas novilhas e dois bezerros, na semana passada em uma propriedade rural do município de Papanduva, evento altamente incomum em bovinos, devido às características biológicas da espécie. O normal é que após um período gestacional de 280 a 290 dias, a vaca crie somente um bezerro ou no máximo […]