Circula pelas redes sociais a informação de que um Atacadão estaria celebrando seu 62º aniversário distribuindo vale-compras no valor de mil reais. Um link compartilhado via WhatsApp incentiva os usuários a preencherem um formulário para supostamente receberem a recompensa. No entanto, a verificação realizada pela equipe da Lupa agência de checagem revela que essa informação é falsa e se trata de um golpe projetado para roubar dados dos usuários e expô-los a propagandas maliciosas.
O texto no link afirma: “Parabéns! Vale-compras do 62º aniversário do Atacadão. Através do questionário, você terá a chance de obter 1000 REAL”. A Lupa alerta que essa mensagem é enganosa e pede cautela aos usuários.
Em resposta, a assessoria de imprensa do Atacadão nega qualquer responsabilidade pela suposta promoção. A empresa ressalta que não solicita dados pessoais, pagamentos ou compartilhamento de links para participação em processos seletivos, promoções ou doações. No Linkedin, a empresa publicou um comunicado aconselhando os clientes a terem cuidado com links e mensagens divulgados em sites não oficiais.
A empresa destaca que suas informações oficiais são divulgadas apenas por meio de seus canais oficiais, como site, Linkedin e Instagram. A divulgação de links como o checado é uma tática comum de criminosos, que se utilizam de marcas reconhecíveis, cores e logotipos oficiais para dar credibilidade à fraude.
Além disso, os golpistas usam imagens de celebridades internacionais nos comentários para sugerir que essas pessoas teriam participado da promoção.
**VVale