Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição


22 de fevereiro de 2024

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório

Ilustrativa

Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório, criando um alimento nutritivo e com alto teor de proteína.

O processo de produção leva cerca de 11 dias e resulta em um arroz com 10% a mais de gordura e proteína do que o arroz normal. Além disso, o “arroz-bife” é consideravelmente mais barato que a carne bovina, com um custo estimado de US$ 2 (cerca de R$ 10) por kg.

Sustentabilidade e impacto ambiental:

O “arroz de carne” também se destaca como uma alternativa sustentável à produção tradicional de carne. A fabricação do novo alimento emite bem menos carbono do que a criação de gado. Para se ter uma ideia, a produção de 100g de proteína de arroz de carne emite apenas 6kg de CO₂, enquanto a mesma quantidade de proteína de carne bovina emite 49kg de CO₂.

Aplicações e desafios:

O “arroz de carne” tem o potencial de ajudar a combater a fome e a desnutrição em regiões com recursos limitados, além de servir como fonte de alimento para astronautas e tropas militares em missões longas.

No entanto, alguns especialistas alertam que o novo alimento não substitui completamente uma refeição com carne vermelha. Mais estudos e testes são necessários para avaliar o impacto do “arroz de carne” na saúde humana a longo prazo.

Ainda não há previsão de quando o “arroz de carne” estará disponível para o público. Os cientistas ainda precisam realizar mais pesquisas e testes para garantir a segurança e a qualidade do produto.

O desenvolvimento do “arroz de carne” é um passo importante na busca por soluções inovadoras para os desafios alimentares do futuro. A combinação de nutrição, baixo custo e sustentabilidade torna esse novo alimento uma promessa para a segurança alimentar global.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto União divulga progração do Encantos de Natal

A Prefeitura de Porto União divulgou a programação oficial do Encantos de Natal 2025, que acontece entre os dias 6 e 21 de dezembro. Neste ano, o município traz uma novidade importante: a decoração natalina passa a ser patrimônio da cidade, adquirida pela administração em etapas anuais. A mudança coloca fim à locação de enfeites, […]

Bombeiros Militar de Porto União celebra entrega de equipamentos, promoções e formatura

A noite desta quarta-feira foi marcada por emoção, reconhecimento e importantes conquistas durante a solenidade de Entrega de Equipamentos, Promoção de Praças e Comunitários e Formatura dos Programas Sociais Bombeiro Mirim e Juvenil, realizada pela Organização de Bombeiros Militar de Porto União. O evento iniciou às 19h e reuniu mais de 1.000 pessoas, entre autoridades […]

61º Aniversário de Porto Vitória movimenta município

As comemorações pelo 61º aniversário de Porto Vitória movimentam a cidade neste fim de semana com mais uma edição especial da tradicional Feira da Lua, realizada na Rua Pedro Scheid, em frente aos Correios. A programação começa hoje, com a abertura oficial às 18h, seguida de um show da Banda Tulipa às 19h, marcando o […]