ATAQUE DE CRIANÇAS A UM ENXAME DE ABELHAS CAUSOU PÂNICO NA PRAÇA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

ATAQUE DE CRIANÇAS A UM ENXAME DE ABELHAS CAUSOU PÂNICO NA PRAÇA


7 de março de 2024

Segundo o relato de pessoas que estavam presentes na Praça Coronel Amazonas no Centro de União da Vitória, na tarde de quarta-feira, 7 de março. O ataque das abelhas teve inicio após algumas crianças jogarem pedra no enxame. Nove indivíduos, a maioria crianças foram vítimas de picadas de abelhas.

Até as 18 horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou a chegada desses casos, que incluíam principalmente crianças. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro às vítimas e conduziu uma criança de apenas 7 anos para a UPA, apresentando múltiplas picadas.

O Corpo de Bombeiros de União da Vitória prestou atendimento a um total de seis crianças – quatro meninas e dois meninos – que foram afetadas pelo ataque. Algumas vítimas buscaram atendimento por meios próprios, evidenciando o grau de emergência da situação. O incidente gerou pânico, especialmente entre os horários de saída das escolas próximas à praça, quando várias crianças estavam no local. A remoção do enxame ficou a cargo do corpo de bombeiros.

O ataque de abelhas nada mais é do que a defesa da colmeia (família) posta em prática. A intensidade com que as abelhas defendem sua colmeia depende de fatores genéticos e principalmente do estágio de desenvolvimento da colônia, quanto mais “forte” a colônia melhor é seu sistema de defesa. As abelhas só atacam para defender sua colmeia, ou seja, o local de sua moradia, família instalada, portanto quando as abelhas estarão visitando flores, refrigerantes ou outra fonte de açúcar, não haverá um ataque das abelhas, no máximo poderá ocorrer uma picada caso a pessoa comprimir a abelha. Se possível, esconda ou remova a fonte de substâncias açucaradas, isso evitará que a abelha recrute novas companheiras para a fonte e alimento.

Algumas das recomendações em casos de enxames de abelhas instalados em locais que podem ocorrer acidentes são: se tiver enxame de abelhas na residência ou local próximo, mas não atacaram ninguém, é recomendável entrar em contato com um apicultor para a retirada da colmeia. Não se deve mexer com abelhas se não for apicultor ou não tiver conhecimento. Enxames localizados em locais altos como telhados, dificilmente desencadeiam ataques, pois elas não se estressam com barulhos altos e o mais importante, ninguém mexe com elas acidentalmente.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]

Prefeitura de União da Vitória informa horários de funcionamento para o fim de ano

A Prefeitura de União da Vitória informou os horários de funcionamento dos serviços públicos durante o período de recesso e férias coletivas de fim de ano. A sede da Prefeitura e todas as Secretarias Municipais estarão fechadas a partir de segunda-feira, 22 de dezembro, com retorno das atividades em 12 de janeiro, em horário normal. […]

Porto União publica lista única de vagas para a Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Porto União divulgou, por meio da Central de Vagas, a lista única de vagas para os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) referente ao ano letivo de 2026. A relação completa está disponível no site da Prefeitura, no ícone “Central de Vagas”, e apresenta o NEI e o período em […]