Agência japonesa JICA avalia projetos de prevenção a desastres para Santa Catarina e discute novas parcerias » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Agência japonesa JICA avalia projetos de prevenção a desastres para Santa Catarina e discute novas parcerias


29 de maio de 2024

Foto: Airton Fernandes/Ascom SDC

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), coronel BM Fabiano de Souza, o secretário da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Edgard Usuy, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), juntamente com equipe técnica, se reuniram nesta terça-feira, 28, com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para discutir ações de mitigação e prevenção aos desastres.

“Estamos iniciando conversas sobre possíveis estudos e parcerias futuras para novas obras mapeadas pelo Governo de Santa Catarina. A visita da JICA é o primeiro passo para outras obras de mitigação no estado”, disse Ana Colombo, diretora de obras e projetos especiais da SDC.

Por parte da JICA estiveram presentes Kumiko Takemori, vice-diretora do Departamento da América Latina da JICA Matriz, Issei Aoki, representante sênior do escritório da JICA em Brasília, e Caroline Tomo, coordenadora de projetos do escritório da JICA em Brasília.

O objetivo da JICA também é acompanhar a execução do Plano de Gestão de Riscos da Bacia do Rio Itajaí, além de estreitar laços de parceria entre as instituições. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), localizado na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, em Florianópolis.

“Com o retorno da JICA a Santa Catarina, a intenção é que novos estudos e medidas de proteção sejam implementadas. Com isso, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil busca sempre estar um passo à frente no quesito segurança da população catarinense, melhorando cada vez mais a mitigação, principalmente nas regiões que são mais afetadas, como o Vale do Itajaí”, enfatizou o secretário de Estado, coronel BM Fabiano de Souza.

A agenda de visitas e reuniões da JICA começou na segunda-feira, 27 de maio. Os representantes da JICA visitaram a Foz da Bacia do Rio Itajaí, bem como os municípios de Itajaí e Navegantes, que têm previsão de obras baseadas no estudo da agência japonesa. A agenda incluiu ainda uma visita à Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí e ao Porto de Itajaí, onde puderam conhecer os locais onde serão feitas as obras incluídas no programa de governo estadual Proteção Levada a Sério.

Sobre a JICA

A JICA é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento socioeconômico dos países. A Companhia atua em mais de 150 países.

Com estratégias e estudos, a JICA atua em Santa Catarina há mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Assistência Social promove Dia D para confecção de Carteirinha de Autista em União da Vitória

Ação será nesta quinta-feira, 10 de abril, na Secretaria Municipal de Assistência Social A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará nesta quinta-feira, 10 de abri, o Dia D do Autismo, com atendimento especial, das 7h às 18h, para a solicitação e confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), municipal […]

Acidente na rotatória da rodoviária de Porto União deixa duas mulheres feridas

Por volta das 7h50min desta segunda-feira (7), um acidente de trânsito foi registrado na Avenida Getúlio Vargas, na rotatória em frente da Rodoviária de Porto União.No local, em conversa com a condutora de um veículo Toyota SW4 com placas de Porto União, relatou que fazia a conversão na rotatória e não viu a ciclista, vindo […]

Secretaria Estadual registra a terceira morte por Chikungunya em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria da Vigilância Epidemiológica (DIVE), confirma que a terceira morte pela doença foi de uma mulher de 80 anos, em Xanxerê. O primeiro caso aconteceu em Florianópolis, no dia 1º de janeiro, com um homem de 83 anos e o segundo com uma idosa de […]