Nota de esclarecimento aos professores do magistério de União da Vitoria » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Nota de esclarecimento aos professores do magistério de União da Vitoria


20 de dezembro de 2013

A administração de União da Vitória esclarece a toda a categoria do magistério municipal que, encaminhou à Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei (Nº 4.357 de 17 de dezembro de 2013). Esse Projeto trata de dois assuntos específicos. O primeiro diz respeito as férias dos professores, que serão de trinta dias consecutivos, e um recesso remunerado de trinta dias.

Não há nada de novo neste artigo, pois os professores nunca receberam 2/3 de férias, anualmente. Ocorre apenas que, havia uma possibilidade de interpretação de que eles teriam esse direito, o que daria espaço para discussão judicial de cobrança, e isto feito de forma retroativa por toda a categoria, resultaria em impacto financeiro insuportável ao município, pois nenhum professor da esfera federal, estadual e municipal desse País, recebe 2/3 de férias por ano, e sim 1/3 de férias.

O outro fato é referente ao reajuste concedido aos professores que não atingem o piso mínimo nacional. O legislador, ao criar o piso mínimo nacional, tinha a intenção de fazer com que aqueles professores que recebiam salários muito baixos, em nível de Brasil, pudessem recuperar o valor desses salários. No entanto, a Lei do município, nº. 3.621/2008, no seu artigo 14, prevê que qualquer reajuste dado na letra ‘a’ da tabela de vencimento dos professores, incidirá, linearmente, em vários percentuais a todos. Quanto a esse fato, havia uma previsão em nível nacional, de reajuste do piso dos professores de 19% para o ano de 2014.

No entanto, a administração municipal ainda esclarece que, o reajuste ao piso mínimo nacional não será mais de 19%, fato decidido na quarta-feira, 18 de dezembro de 2013, às 9 horas, em Brasília, conforme portaria interministerial nº. 16/2013. O reajuste do piso mínimo nacional, portanto, será de 8,3%, percentual este, idêntico ao reajuste que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve em 2013. Ficou provado a impossibilidade dos municípios bancarem os 19%, conforme mobilização nacional dos prefeitos.

Ainda na Lei, o município excluiu a linha ‘a’ da tabela para que os professores que ingressarem no magistério, a partir de agora sejam incluídos na linha ‘b’, com salários superiores. Com isso, em breve o município não terá mais professores do quadro próprio do magistério recebendo salários abaixo do piso mínimo nacional.

Este ano, a Prefeitura de União da Vitória aplicou na Educação 39,5%, ou seja, 14,5% acima do que a Lei obriga. Esse percentual é superior ao que qualquer outro município investe no setor, no País.

Com o novo percentual, estabelecido na portaria interministerial, o município dará o reajuste a toda a categoria, e não apenas aqueles que estão abaixo do piso mínimo nacional.

É o que temos a esclarecer.

Qualquer informação contrária as descritas acima são meras especulações

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]