País usa três cemitérios para fazer a maior fazenda solar urbana da região » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

País usa três cemitérios para fazer a maior fazenda solar urbana da região


17 de junho de 2024

Foto: Cidade de Valência (imagem de renderização)

A Espanha, um país com pouco espaço, resolveu inovar e criar uma verdadeira fazenda solar em cemitérios. Os painéis solares serão instalados em três cemitérios municipais de Valência.

A cidade, a terceira mais populosa do país, vai instalar 7.000 painéis solares para tentar desacelerar as mudanças climáticas. O valor de energia que será gerado pelas placas ainda não foi divulgado, mas segundo fontes oficiais, a construção será o maior parque solar urbano da Espanha.

“Sofremos secas e calor extremo. É necessário acelerar a transição, mas às vezes nas cidades é difícil encontrar grandes espaços livres para instalar energias renováveis”, explicou Alejandro Ramon, dono da ideia e antigo conselheiro climático da cidade.

Requiem in Power

Em inglês, RIP significa “Rest in peace” (descanse em paz). Para fazer uma alusão a essa expressão, os técnicos nomearam o projeto de RIP, mas com um outro significado, Requiem in Power (descanse em energia).

A ideia surgiu numa tentativa de transacionar a energia do país para uma matriz mais verde e será aplicada nos cemitérios de Grau, Campanar e Benimàmet.

Calor excessivo

A Espanha sofreu, nos últimos anos, problemas com o calor excessivo e outros malefícios das mudanças climáticas.

Como não restava muito mais espaço para crescer, Alejandro Ramon checou se era possível construir os painéis sob mausoléus.

A resposta foi bem positiva e animadora. “Depois de consultar os técnicos, eles disseram que as coberturas dos nichos eram perfeitamente adequadas para a instalação de painéis solares”, explicou.

Energia limpa para casas e edifícios

A energia local será usada em edifícios municipais e parte será destinada a residências próximas.

Agora, os telhados que não tinham uma utilidade específica, viram verdadeiros geradores!

Toda a energia produzida vai alimentar casas próximos e edifícios públicos.

“Os cemitérios não serão apenas um espaço onde os falecidos podem descansar, mas também se tornarão um local de produção de energia limpa e local”, explicou Alejandro, que disse que a Igreja Católica local apoiou a ideia.

Além de combater a mudança climática com uma matriz de geração de energia verde, a iniciativa também evita perdas na transmissão por longas linhas de energia.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Santin Roveda acompanha Governador Ratinho Júnior na reunião do COSUD em Florianópolis

O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, está ao lado do Governador Ratinho Júnior na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que acontece hoje em Florianópolis, Santa Catarina. O COSUD reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio […]

Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]