País usa três cemitérios para fazer a maior fazenda solar urbana da região » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

País usa três cemitérios para fazer a maior fazenda solar urbana da região


17 de junho de 2024

Foto: Cidade de Valência (imagem de renderização)

A Espanha, um país com pouco espaço, resolveu inovar e criar uma verdadeira fazenda solar em cemitérios. Os painéis solares serão instalados em três cemitérios municipais de Valência.

A cidade, a terceira mais populosa do país, vai instalar 7.000 painéis solares para tentar desacelerar as mudanças climáticas. O valor de energia que será gerado pelas placas ainda não foi divulgado, mas segundo fontes oficiais, a construção será o maior parque solar urbano da Espanha.

“Sofremos secas e calor extremo. É necessário acelerar a transição, mas às vezes nas cidades é difícil encontrar grandes espaços livres para instalar energias renováveis”, explicou Alejandro Ramon, dono da ideia e antigo conselheiro climático da cidade.

Requiem in Power

Em inglês, RIP significa “Rest in peace” (descanse em paz). Para fazer uma alusão a essa expressão, os técnicos nomearam o projeto de RIP, mas com um outro significado, Requiem in Power (descanse em energia).

A ideia surgiu numa tentativa de transacionar a energia do país para uma matriz mais verde e será aplicada nos cemitérios de Grau, Campanar e Benimàmet.

Calor excessivo

A Espanha sofreu, nos últimos anos, problemas com o calor excessivo e outros malefícios das mudanças climáticas.

Como não restava muito mais espaço para crescer, Alejandro Ramon checou se era possível construir os painéis sob mausoléus.

A resposta foi bem positiva e animadora. “Depois de consultar os técnicos, eles disseram que as coberturas dos nichos eram perfeitamente adequadas para a instalação de painéis solares”, explicou.

Energia limpa para casas e edifícios

A energia local será usada em edifícios municipais e parte será destinada a residências próximas.

Agora, os telhados que não tinham uma utilidade específica, viram verdadeiros geradores!

Toda a energia produzida vai alimentar casas próximos e edifícios públicos.

“Os cemitérios não serão apenas um espaço onde os falecidos podem descansar, mas também se tornarão um local de produção de energia limpa e local”, explicou Alejandro, que disse que a Igreja Católica local apoiou a ideia.

Além de combater a mudança climática com uma matriz de geração de energia verde, a iniciativa também evita perdas na transmissão por longas linhas de energia.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Ciclista é atropelado por carro em Porto União e levado ao hospital

Por volta das 17h50min desta terça-feira (1), equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Porto União foram acionadas para atendimento de acidente de trânsito do tipo atropelamento na Rua Pedro Mazurechen, esquina com a Avenida João Pessoa no bairro São Pedro. No local foi encontrado um homem, o qual estava com uma […]

Idosa de 88 anos é encontrada debilitada após desaparecer em Porto União

Nesta terça-feira (1), uma equipe da Polícia Militar de Porto União foi acionada para deslocar até a localidade de Santa Maria, interior do município, para verificar uma ocorrência de desaparecimento de uma senhora de 88 anos de idade que estava desaparecida desde às 17 horas do dia anterior.Os policiais iniciaram as buscas e localizaram a […]

Casa Branca anuncia medidas econômicas significativas para 2 de abril

A Casa Branca anunciou que, em 2 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implementará uma série de medidas econômicas destinadas a reduzir a dependência de produtos estrangeiros e fortalecer a economia nacional. Entre as ações previstas, destacam-se a imposição de tarifas recíprocas, taxas sobre produtos importados do Canadá e México, e tarifas […]