O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou nesta terça-feira, 20, o documentário A história vista do meu canto: Irineópolis, uma produção do coletivo Estação Contestado. A animação narra alguns episódios da história do Contestado ocorridos na cidade de Irineópolis, sob a ótica de uma gralha e outros personagens da paisagem local do município catarinense.
A obra é destinada ao público infantil e aos interessados no passado histórico da região, onde ocorreu a Guerra do Contestado, entre 1912 e 1914, conflito motivado pela disputa de territórios nas fronteiras de Santa Catarina e Paraná.
Um dos objetivos é transmitir o documentário educativo para crianças em escolas da rede pública e particular catarinenses. “É um documentário todo produzido por estudantes da Udesc Faed, no nosso Laboratório de Imagem e Som, que conta de um jeito diferente e com uma linguagem voltada ao público infantil parte do que ocorreu naquela região”, explica o professor Rogério Rosa, coordenador do projeto e professor do curso de História.
Escolas podem solicitar exibição
O documentário foi produzido com recursos da Lei complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Prefeitura de Irineópolis, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Juventude.
Nesta terça-feira, 20, foi realizado um lançamento online do documentário junto à Secretaria Municipal de Educação de Irineópolis, acompanhada por algumas escolas.
Os integrantes do Projeto Estação Contestado estão disponíveis para exibir o documentário nas escolas interessadas, além da realização de um debate sobre o tema. Os interessados podem fazer contato pelo e-mail estacaocontestado@gmail.com