Cras de Canoinhas desenvolve projeto de horta com usuários para fortalecer vínculos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cras de Canoinhas desenvolve projeto de horta com usuários para fortalecer vínculos


4 de setembro de 2024

Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS

Em Canoinhas, um projeto da Assistência Social vem se destacando ao incentivar o desenvolvimento, autonomia e ainda incentivar a alimentação saudável. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) implantou uma horta que é cultivada por usuários que são atendidos no Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A pedagoga social do Cras, Elizete Aparecida Kadanas, comenta que inicialmente, o projeto nasceu para trabalho com as crianças, mas com o passar do tempo o ciclo foi encerrado e teve continuidade com os adultos. “Hoje sete mulheres e um homem fazem parte desse grupo. Eles fazem todo o manejo com o apoio da Segurança Alimentar, plantam as mudas, cuidam, regam e têm todo o trabalho de convivência”, comenta.

Elizete afirma que ao trabalhar na horta, os usuários fortalecem o espírito de equipe, a troca de experiências. A gente percebe que há muita união no grupo, tudo eles procuram fazer em conjunto e dividir de forma igualitária. Vai muito mais que um projeto de plantar e colher, ele trabalha diversas questões”, explica.

A produção, que é focada em verduras e legumes, como alface e cenoura, além de temperos, é dividida entre todos os que participam do projeto, o que ainda incentiva a alimentação saudável e orgânica. A horta, que possui vários canteiros, fica localizada nos fundos do Cras.

Os encontros coletivos acontecem uma vez por semana, mas os participantes se dividem em tarefas que estão em um cronograma de tarefas em demais dias da semana. Eles também recebem apoio de um técnico agrícola da prefeitura que auxilia em questões como adubamento, controle de pragas e orienta os participantes em relação a outras dúvidas.

O projeto foi apresentado para técnicos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família que fizeram uma visita recentemente ao município e elogiaram a iniciativa“Temos que reconhecer o trabalho dos profissionais da Assistência Social, que apesar de todas as dificuldades, fazem seu trabalho com muita criatividade e amor, como é o caso em Canoinhas, e que diariamente estão transformando vidas e trazendo desenvolvimento para as famílias catarinenses”, disse a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Delegação de Santa Catarina compete nos Jogos da Juventude 2024

A delegação de Santa Catarina disputará a edição de 2024 do Jogos da Juventude que ocorrem entre os dias 13 a 28 de novembro na cidade de João Pessoa (PB). Participam do evento nacional, 4.208 atletas divididos em 18 modalidades olímpicas. A delegação conta com um total de 198 atletas, 22 técnicos e quatro dirigentes. […]

Apadefic de Porto Vitória recebe prêmio do Nota Paraná

Entidades sociais de 21 cidades foram premiadas com R$ 5.000 no sorteio de novembro do Programa Nota Paraná realizado nesta quinta-feira (07). A premiação do programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Fazenda (Sefa), contemplou 37 instituições das mais variadas áreas, como proteção animal, assistência social, saúde e promoção de ações culturais e […]

Inscrições de profissionais em curso de saúde mental encerram em 17 de novembro

Encerram em 17 de novembro as inscrições para o curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). A finalidade é potencializar as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) e promover o bem-estar […]