São-mateuense é selecionado para participar de companhia profissional na Polônia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

São-mateuense é selecionado para participar de companhia profissional na Polônia


18 de setembro de 2024

Apresentação do Grupo Karolinka. Foto: Arquivo Pessoal

O são-mateuense Micael Kowalski fez o caminho reverso de seus antepassados chegando neste fim de semana na Polônia para um novo capítulo em sua trajetória de dançarino, agora como profissional. O jovem de 23 anos foi selecionado para participar de uma companhia de dança folclórica profissional na cidade de Koszęcin. Em São Mateus do Sul, desde criança Micael participou do Grupo Folclórico Polonês Karolinka. Agora, de mudança para a Polônia, ele foi chamado para participar da Zespół Pieśni i Tańca “Śląsk” im. Stanisława Hadyny.

“Para ser selecionado passei por provas e testes. Fiz cursos em Curitiba e o diretor artístico da companhia estava lá. Ele me perguntou se eu gostaria de dançar na companhia, se eu tinha esse sonho, porque eles estavam precisando de caras altos”, contou Micael em entrevista exclusiva para a RDX. A preparação iniciou no ano passado.

No início Micael ficou na dúvida se era mesmo um convite sério e se esse sonho sairia do papel. O diretor recebeu vídeos do dançarino em apresentações e a confirmação de que ele seria chamado.

“Comecei a estudar polonês e fazer aulas de dança clássica, lá em Curitiba, nesse meio do ano passado até o final. Aqui na Polônia os bailarinos são formados e eles recebem para dançar”, compartilhou.

Orgulho do Grupo Karolinka

Para Iris Janoski, coordenadora do grupo folclórico de São Mateus do Sul, Micael é um orgulho para toda a organização e Grupo.

“Ele está representando todas as gerações do Karolinka e também toda a população de São Mateus do Sul. Representando o imigrante que veio da Polônia em 1890, tentar a vida no Brasil. Ele sai aqui do Brasil para seguir uma vida na Polônia, a trabalho e fazendo aquilo que a gente representa aqui em São Mateus do Sul, que é o folclore polonês”, disse Iris.

Segundo ela, Micael começou a dançar no grupo em 2007, e sempre participou das apresentações.

“Não podemos tirar os méritos da família, uma família que esteve sempre presente, que sempre apoiou a participação dele e de sua irmã mais velha”, afirmou.

A profissional de dança completou dizendo que a companhia que Micael foi chamado é de alto nível no folclore polonês. “Estamos falando de dois grupos profissionais que a Polônia tem, que são os grupos que representam a Polônia, na Polônia e fora dela. Feito por uma companhia de dança oficial, e seus bailarinos são os funcionários dessa companhia, eles ganham para isso. E o Micael foi para uma delas”, explicou.

Micael já chegou na Polônia

Para Micael ainda é difícil acreditar que esse sonho é realidade. Além dele, outro bailarinos do Brasil também foram selecionados para compor a companhia polonesa.

**Via Portal RDX

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada […]

Fumaça provocada por queimadas deve aumentar no Paraná, e qualidade do ar se agrava nos próximos dias

A fumaça que tomou conta do céu e deixou o ar contaminado por partículas oriunda das queimadas no Norte do País devem retornar. A previsão é do meteorologista Lizandro Jacóbsen do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e tem como base as imagens de satélite que mostram a direção dos ventos. Jacóbsen […]

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano. Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao […]