No último domingo, dia 22, o distrito de Santa Cruz do Timbó realizou o desfile cívico, que já se tornou tradição desde a comemoração do centenário de colonização em 2019. O evento, que atrai muitos participantes, incluindo visitantes de outros cidades, destacou-se pela diversidade de grupos e instituições envolvidas.
Neste ano, o desfile contou com a participação da Banda Marcial Eugênio Schwegler, do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis, do Grupo da Terceira Idade “Vivência”, além das escolas: Núcleo de Educação Infantil Lina Sander, Núcleo Educacional São Pedro do Timbó, Núcleo Educacional da Lança e Escola de Educação Básica Professor Clementino Britto. Grupos esportivos e comunitários, como o Voleibol Santa Cruz, VESC (Veteranos Santa Cruz) e a Associação de Mulheres Rurais – Semeadoras do Contestado, também marcaram presença, juntamente com representantes do comércio local, como o Supermercado Schmidt e Embutidos Schmidt, e empresas como a Brixner Indústria de Esquadrias Madeireiras e Agroflorestal e o Sicoob Credicanoinhas.
As forças de segurança e defesa, representadas pelo 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, a Polícia Militar de Porto União e o Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, também participaram do evento. Diversas associações de produtores rurais das localidades de Salto do Rio Bonito, Bom Princípio, Caçadorzinho, Linha Rosa, São Francisco de Assis da Cabeceira da Barra Grande, Rio D’areia e Molimel também participaram.
A festividade é uma excelente oportunidade para reunir famílias, que costumam se encontrar para um almoço coletivo preparado pela comunidade. Neste ano, o tradicional churrasco foi servido na sede do Conselho Comunitário, proporcionando momentos de confraternização e celebração entre os presentes.