CBMSC lança curso de primeiros socorros para profissionais da educação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

CBMSC lança curso de primeiros socorros para profissionais da educação


1 de outubro de 2024

Seguindo o princípio de que conhecimentos básicos podem salvar vidas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou nesta segunda-feira, 30, o Curso de Noções de Primeiros Socorros para profissionais da educação. Feito especialmente para esse público, o material oferece orientações sobre como lidar com ocorrências comuns no ambiente escolar.

O curso está em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), criada após o trágico falecimento de um menino de 10 anos durante uma excursão escolar, vítima de engasgo. O tenente-coronel Túlio Tartari Zanin, diretor interino de Instrução e Ensino do CBMSC, apresentou o curso e ressaltou a importância dessa capacitação para a segurança das crianças. “Infelizmente, temos uma triste estatística no Brasil: nos últimos 15 anos, mais de 2 mil óbitos de crianças entre 0 e 9 anos foram registrados devido à obstrução das vias aéreas por corpo estranho. Esse curso é uma ferramenta essencial para os profissionais da educação”, destacou.

Embora o foco principal do curso seja a desobstrução das vias aéreas, o conteúdo abrange uma série de situações emergenciais. O programa, que é totalmente gratuito, é dividido em seis módulos, totalizando 20 horas de estudo. Entre os temas abordados estão: introdução aos primeiros socorros; orientações sobre segurança e prevenção; avaliação de cena; emergências respiratórias; ressuscitação cardiopulmonar; hemorragias e choque. “O curso foi desenvolvido especialmente para os profissionais da educação, mas está disponível para qualquer pessoa interessada em aprofundar seus conhecimentos em primeiros socorros”, acrescentou o tenente-coronel.

O curso pode ser acessado de forma totalmente gratuita por meio do site, na plataforma de ensino à distância do CBMSC, e pode ser realizado tanto por profissionais da rede pública quanto da rede privada de ensino. Após a conclusão de todas as etapas, é gerado um certificado.

“A educação no Corpo de Bombeiros Militar está se fortalecendo cada vez mais, e a educação à distância nos permite transmitir nosso conhecimento no atendimento de ocorrências, todo o nosso conhecimento, para toda a comunidade, preparando-a para a primeira resposta às emergências ou para o acionamento correto das equipes de emergência”, finalizou o tenente-coronel.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]

Prefeitura de União da Vitória informa horários de funcionamento para o fim de ano

A Prefeitura de União da Vitória informou os horários de funcionamento dos serviços públicos durante o período de recesso e férias coletivas de fim de ano. A sede da Prefeitura e todas as Secretarias Municipais estarão fechadas a partir de segunda-feira, 22 de dezembro, com retorno das atividades em 12 de janeiro, em horário normal. […]