Evento marca lançamento do “Programa Inovar” na região da AMSULPAR » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Evento marca lançamento do “Programa Inovar” na região da AMSULPAR


2 de dezembro de 2024

Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER (IDR-Paraná), juntamente com a Casa Familiar Rural de União da Vitória e com apoio da AMSULPAR realizou na sexta-feira, dia 29 de novembro, o lançamento do “Programa Inovar“.

O evento foi realizado no auditório do SENAI em União da Vitória e reuniu 46 lideranças da região da AMSULPAR, a qual foi representada pelo Secretário Executivo, Wagner Neumann. Também participaram do lançamento o presidente da Federação dos trabalhadores rurais agricultores familiares do estado do Paraná – FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, o engenheiro agrônomo e Diretor de Extensão Rural do IDR PARANÁ, Diniz Dias D’Oliveira, o engenheiro agrônomo e coordenador de projetos do IDR PARANÁ, José Eustáquio Pereira, a Coordenadora Geral do Grupo Gestor do Programa Inovar, Ângela Andrea Horbatiuk e a Professora Maíra Maria Prohmann de Lima Solarevicz, representando o Chef do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, além de secretários municipais e pessoas ligadas ao setor.

Na oportunidade, foram apresentados os resultados dos últimos anos por meio do projeto HF, onde o objetivo foi demonstrar que a soma dos esforços de todas as instituições beneficiou famílias da região. Conforme dados do projeto, 55 famílias que trabalhar com hortaliças conseguiram neste período aumentar a renda per capita em R$ 5.500 reais em uma área de apenas 600m².

Na oportunidade, também foi apresentado o depoimento de duas jovens que são alunas da Casa Familiar Rural de União da Vitória, onde através de um plano de trabalho com apoio do Núcleo Regional de Educação foi implementado o trabalho para além dos agricultores adultos, atendendo também jovens, visando novas alternativas de renda e sucessão familiar.

O grande destaque do evento foi o lançamento do “Programa Inovar”, o que é uma evolução do projeto HF e que também trabalha outras cadeias produtivas importantes como a apicultura, erva-mate, araucária e produção leiteira. O programa tem grandes expectativas e encerra 2024 com previsão de que os próximos três anos serão muito promissores.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Saúde de Santa Catarina prepara estruturas para enfrentar nova onda de dengue no verão

Com a chegada do verão as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que infesta, atualmente, 175 municípios catarinenses. O Estado contabiliza 340 mortes pela doença no ano, maior número da história. Entre 31 de dezembro de 2023 a 18 de novembro de 2024, foram registrados 350.953 casos prováveis. Os dados se referem […]

Defesa Civil já pode emitir alertas de emergências com Cell Broadcast para todo o Estado

A Defesa Civil do Paraná tem mais uma ferramenta de comunicação com a população do Paraná em casos de eventos extremos. A partir desta quarta-feira (4) o estado passa a ter autonomia para emitir os alertas do novo sistema desenvolvido pela Defesa Civil Nacional, o Cell Broadcast, assim como as outras unidades da Federação do […]

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS; denuncie qualquer cobrança

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta que todos os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado são totalmente gratuitos. Isso inclui consultas, exames, internações, cirurgias e fornecimento de medicamentos nas unidades públicas. Cobranças por qualquer tipo de atendimento são ilegais – configuram crime e devem ser denunciadas. Atualmente, […]