Câmara de Vereadores de União da Vitória realiza 1ª sessão ordinária » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Câmara de Vereadores de União da Vitória realiza 1ª sessão ordinária


4 de fevereiro de 2025

Foto: Divulgação

A primeira Sessão Ordinária contou com a presença do vice-presidente do Executivo, Claudiomir de Oliveira França, que representou o Prefeito de União da Vitória, Dr. Ary Carneiro Junior e foi convidado a juntar-se à mesa diretora. O vice-prefeito deixou logo no início, sua palavra de abertura e boas-vindas na nova gestão e participação do legislativo para o sucesso da Cidade nos próximos quatro anos.

A primeira Sessão foi longa, terminando próximo às 22horas e contou com grande volume de proposições, indicações e requerimentos, além dos projetos de lei que foram dados entrada no expediente. Ao todo foram 23 proposições entre indicações e requerimentos, envolvendo em sua grande maioria a área de urbanismo; propondo melhorias na áreas de iluminação pública, sinalização, trânsito, segurança, lazer, meio ambiente, estrutura e pavimentação. Também tiveram solicitações dos EDIS nas áreas de educação e saúde.

Os vereadores que fizeram uso da palavra no Grande Expediente, a Tribuna Popular da Câmara Municipal, foram o Presidente, Vereador Anderson Cardoso e Vice-Presidente do legislativo Cordovan Melo Neto. O discurso do Presidente, vereador Anderson Cardoso, teve tom de boas-vindas aos EDIS para a nova legislatura e biênio que inicia na presidência, almejando diálogo e crescimento para o futuro de União da Vitória. O vice-presidente, vereador Cordovan Neto, pontuou diversos aspectos da gestão municipal e do trabalho que vem sendo desenvolvido na atual administração pública, sua interação de vereador que, segundo ele vai de encontro à conciliação para o desenvolvimento de União da Vitória, projetos que o vereador participou desde o início do ano e os objetivos para a atual legislatura.

As indicações e requerimentos partiram da iniciativa dos vereadores: Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO), Jonimar Roberto Arndt (PL), Marco Antônio Caus (PL), Anderson Cripa Luis Cardoso (PR), Ricardo Adriano Sass (PL), Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), Thays Bieberbach (PT) Júlio Adilson Pires Filho (PP), Marcio Fernando Utzig (PSB), Joarez Tica (DC), Josina de Souza Almeida (DC), Cleonice Moller (PP).

As pautas mais abordadas pelos vereadores durante a Sessão foram:

Cemitério do Distrito de São Cristóvão: o vereador Anderson Cardoso, presidente da Casa Legislativa, apresentou requerimento destinado ao Executivo para elaboração de projeto que viabilize solução para o Cemitério do Distrito de São Cristóvão, que atualmente não dispõe de espaço físico para novas sepulturas. A falta de espaço já foi motivo de solicitações em legislaturas anteriores e alguns vereadores comentaram apoiando a socilitação que foi aprovada por unanimidade.

A Farmácia Municipal Central e no Distrito de São Cristóvão foi assunto comentado pelos vereadores. A vereadora Thays Bieberbach alegou alguns aspectos que percebe faltantes no local. O vereador Cordovan Neto lembrou a importância das sugestões e participação dos vereadores e salientou a necessidade de alguns itens indispensáveis para o funcionamento da Farmácia no Distrito de São Cristóvão, o farmacêutico responsável, rampa de acesso e o mais importante, o medicamento armazenado de forma segura, a fim de manter a segurança ao oferecer um medicamento ao paciente, segundo ele. O vereador Cordovan Neto comentou sobre o risco em não oferecer um medicamento a um paciente, podendo colocar em risco a vida do mesmo e a multa que o Prefeito Municipal pode receber ao não cumprir tais obrigações. 

A Iluminação pública também foi assunto bastante abordado pelos vereadores, o primeiro secretário Vereador Marco Antônio Caus explanou de forma clara a respeito do assunto e o vice-presidente, vereador Cordovan Neto complementou a respeito da reunião no Executivo, onde segundo ele não foi assinado contrato e ainda, antes de tal situação, a mesma será tramitada na Casa de Leis.

O vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP) apresentou requerimento para esclarecimentos do IML, que necessita de serviços indispensáveis de forma contínua, como a permanência de médico legista. Em comum acordo os EDIS decidiram enviar requerimento ao Governo do Estado e a solicitação de intervenção do líder do governo para solucionar os problemas do Instituto Médico Legal, pois segundo os vereadores que comentaram a proposição, é do Estado tal responsabilidade.

Os vereadores que pronunciaram-se na Palavra Livre foram: Anderson Cardoso (PR), Marco Antônio Caus (PL), Cordovan Neto (PSB), Josina de Souza Almeida (DC), Ricardo Adriano Sass (PL), Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) e Marcio Utzig (PSD). 

Fonte: Manoela de Paula e Souza – Assessora de Comunicação e Cerimonial

Câmara Municipal de União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]