A separação de materiais recicláveis, que vem sendo planejada e organizada desde o primeiro semestre de 2013, avança rumo à geração de renda e trabalho digno. Nesta segunda-feira, 13, todos os integrantes da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de União da Vitória (COOPERTRAGE) iniciaram ‘oficialmente’ as atividades da entidade. Na terça-feira, 14 de janeiro terá início o calendário de reuniões de conscientização sobre o proposta, por meio do Projeto EcoCidade ‘Preservar é bom Reciclar é Preciso! ’, iniciando pelo distrito de São Cristóvão.
O prefeito Pedro Ivo Ilkiv, reforça que, o objetivo de sua administração é dar suporte à COOPERTRAGE, mas de forma que ela possa ser gerenciada pelos associados e tenha autonomia. “Queremos criar condições de dignidade aos catadores de lixo reciclável e melhorar a renda dos agentes ecológicos”, destaca.
O coordenador do EcoCidade, Sidnei Cieslak, lembra que desde maio o projeto vem sendo discutido e moldado, de forma democrática, junto ao grupo de 25 cooperados. O coordenador esboçou satisfação por observar que a organização vem ganhando corpo e projeta bom rendimento financeiro ao grupo. No mês de dezembro de 2013, parte dos cooperados trabalhou no barracão (antigo terminal de calcário cedido pelo Governo do Estado do Paraná ao município e destinado para a cooperativa) e possibilitou que os trabalhadores tivessem boa perspectiva de renda.
O vice-prefeito, professor Jair Brugnago, visitou o local e salientou que Pedro Ivo tem o sonho de fazer com que esse trabalho seja levado à frente e que cada trabalhador tenha renda e dignidade. “Vocês são os maiores protetores do meio ambiente”, disse aos cooperados, ilustrado a importância ambiental do projeto que evita que os materiais sejam jogados no aterro. Jair citou as ações já realizadas e a postura democrática na condução do projeto EcoCidade. O vice-prefeito mencionou que tem visto o excelente trabalhado articulado pela secretária de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, da qual o EcoCidade faz parte. “Ela tem uma grande preocupação na parte social de atenção, formação, acompanhamento e apoio às famílias”, frisou.
De acordo com o presidente da COOPERTRAGE, Jefferson da Silva, todos associados estão munidos de grande expectativa. Jefferson enumerou o auxílio da prefeitura, na organização do local. “Aqui temos restaurante, equipamento de proteção individual, uniformes e toda a estrutura necessária para o nosso trabalho”, destacou. Por meio do EcoCidade os cooperados tem almoço, servido em Buffet num refeitório feito para isso, transporte da residência até o barracão e renda mínima de um salário mínimo ao final de cada mês, para cada trabalhador. Essas questões foram discutidas e aprovadas pelos associados. Eles foram instruídos pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e são recicladores formados e certificados. Outra ação que o presidente apontou é o trabalho de divulgação sobre a seleção de materiais pelos cidadãos. Na terça-feira, 14, terá início o ciclo de reuniões nos bairros conforme o cronograma:
– Dia 14 de janeiro de 2014, no Centro Comunitário, no Bairro Sagrada Família;
– Dia 15 no Centro Comunitário do Bairro Nossa Senhora da Salete;
– Dia 16 no Centro Comunitário do bairro São Braz;
– Dia 17 no Pavilhão da Igreja do Bairro Lagoa Dourada;
– Dia 22 no Centro Comunitário do Bairro São Sebastião;
– Dia 23 no Bairro Cidade Jardim;
– Dia 28 no Bairro Panorama e do Conjunto Bento Munhoz, na Sede da Terceira Idade;
– Dia 29 no Centro Comunitário do Bairro Bom Jesus;
– Dia 30 no Centro Comunitário do Bairro Ouro Verde;
– Dia 31 no Pavilhão da Igreja na região do Baú Clube de Campo.