Aulas na rede municipal de ensino de União da Vitória têm início no dia 06 de fevereiro » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Aulas na rede municipal de ensino de União da Vitória têm início no dia 06 de fevereiro


20 de janeiro de 2014

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

Em União da Vitória, as aulas nos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e nas 24 escolas municipais, têm início no dia 6 de fevereiro. Mas, antes disso, nos dias 03, 04 e 05, no Cine Teatro Luz, acontece a formação dos professores.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, na formação será trabalhado o material pedagógico que será utilizado em sala de aula pelos professores, a apostila própria.

O material foi confeccionado por meio de parceria firmada entre a administração municipal/Secretaria de Educação, e o Instituto de Pesquisa, Ensino e Prestação de Serviços (IEPS). Na confecção das apostilas, os professores do IEPS coordenaram os trabalhos, que contaram com participação do magistério municipal.

Célio ainda relembra que, no ano passado, todos os professores da rede municipal de ensino participaram de formações. Entre as formações estão os grupos de estudo, sobre a educação inclusiva, e a educação afro-brasileira, com palestras, apresentações culturais e oficinas, ministradas por integrantes da Associação Sócio-Cultural Bataka, de Minas Gerais. “E, os objetivos foram alcançados. Os professores realmente utilizaram em sala de aula o que aprenderam”, comemora.

Para o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, a formação e o aperfeiçoamento dos professores interferem diretamente na qualidade do ensino. “Por isso, também investimos em qualificação”, justifica.

A administração municipal destina 39,5% de seu orçamento para a Educação. É 14,5% a mais do que determina a legislação, uma vez que, a lei preconiza 25%. “Isso mostra que União da Vitória é um dos municípios brasileiros que mais investe no setor educacional”, acrescenta o prefeito.

Em relação a confecção da apostila própria, Pedro Ivo  observa que, a medida atende aos interesses dos educadores e reduz custos. “A produção da apostila escolar, adequando-a às características regionais, faz parte de debates realizados pela categoria do magistério municipal, reivindicando a participação dos professores na formatação do projeto pedagógico”, explica.

 

 

Copa do Mundo:

 

O secretário de Educação informa que, durante a realização da Copa do Mundo, que acontece de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil, haverá alteração no calendário escolar. “Nos três dias de jogos do Brasil, na primeira fase da competição, será feriado nacional, então, não haverá aulas nesses dias”, esclarece. E, as férias foram antecipadas. “Serão iniciadas no último dia de junho 30, e prosseguem até o dia 14 de julho”, acrescenta.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]