
O vereador Cordovan Neto, vice-presidente da Câmara de União da Vitória e líder do governo da administração do Prefeito Dr. Ary Carneiro Junior na Casa Legislativa, relatou toda a situação da iluminação pública, o assunto mais comentado durante a 17ª Sessão na Casa Legislativa. Muitos vereadores questionaram o contrato firmado na gestão do Prefeito Santin Roveda. Alguns EDIS ao longo dos meses como Borracha, Sass, Pires e Thays questionaram a situação do contrato e solicitaram a presença do secretário de finanças Odelir Dileto Cachoeira, para prestar esclarecimentos aos representantes do povo.
O secretário esteve presente em reunião aberta com os vereadores, compareceu nesta segunda-feira na Tribuna Popular e explicou em detalhes no contrato, que segundo ele, sofreu ajustes na fórmula em sua redação e neste formato não acarretará custo adicional no bolso da população. Cordovan Neto que também fez usou da Tribuna sobre o tema, destacou a construção de um acordo entre a Prefeitura Municipal e a empresa IP Foco, empresa esta da PPP ( Parceria Público Privada) da iluminação pública.
Cordovan Neto explicou a situação onde hoje a prefeitura não pode fazer as trocas da iluminação por Led devido ao contrato assinado na gestão do então Prefeito Santin Roveda, onde o então prefeito Bachir Abbas não concordou e preferiu não assinar a ordem de serviço, o que acabou se tornando um entrave judicial.
Os vereadores vem atuando de forma debruçada e crítica a respeito do assunto, cada um em seu ponto de vista, mas a fim de chegar a melhor solução para União da Vitória sem custo adicional, mas com iluminação adequada, de qualidade o que melhorará a qualidade de vida e segurança da população.
O líder do governo do executivo no legislativo que vem atuando de forma ativa no tema explicou que, desde o início do ano acontecem diversas tratativas junto ao executivo e a empresa IP Foco buscando chegarem num acordo. O vereador Cordovan Neto foi indicado pelo presidente do legislativo vereador Anderson Cardoso, para compor a comitiva do executivo municipal que foi até a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre conhecer de perto o funcionamento a APP da iluminação pública lá na capital gaúcha, onde a empresa IP Foco também presta serviços. Na ocasião o vereador Cordovan Neto acompanhou o secretário de planejamento, de finanças e o jurídico da prefeitura voltando com imagem interessante da experiência, dando então início a ajustes necessários no contrato com a empresa.
Segundo o vereador Cordovan, a construção do executivo com o legislativo permitiu montarem uma proposta à Empresa, que se interessou aos ajustes no contrato, o que encontra-se hoje bem encaminhado.
Desta forma, assim que elaborado e realizado no Executivo, o Projeto Lei será enviado ao Legislativo a fim de chancelar a assinatura da ordem de serviço, para então finalmente ser dada início as trocas do parque de iluminação pública no Município de União da Vitória. Segundo a empresa em 90 dias deve-se trocar a iluminação de toda União da Vitória, e tudo seguido com fluidez o Papai Noel chegará numa União da Vitória toda iluminada.
Segundo ainda o presidente do legislativo, Cordovan Neto, a empresa de renome internacional recentemente foi premiada através da ONU num projeto de cidades inteligentes na questão de iluminação pública, demonstrando credibilidade e um projeto que antes teria, no Município um déficit na casa de 30 milhões de reais, hoje poderá proporcionar um superávit de 30 milhões de reais.
Ainda, conforme explicou o vereador Cordovan Neto “ – … e o melhor de tudo, o contribuinte vai continuar pagando a mesma coisa mas terá uma iluminação de última geração.”.



