
Foi realizada nesta quarta-feira, 18, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de União da Vitória. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, o encontro proporcionou um espaço de reflexão, discussão e avaliação da execução das políticas públicas voltadas à população idosa.
Durante toda a tarde, os mais de 120 participantes debateram ações em prol da terceira idade e apresentaram propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, que acontecerá em agosto, na cidade de Foz do Iguaçu.
Além dos Grupos de Trabalho, a Conferência contou com uma palestra do doutor em Filosofia Charles Santiago, mestre e professor da Unespar, que abordou questões relacionadas à terceira idade, e com um momento de descontração conduzido pelo professor de dança Tiago Magosso.
Ao final do evento, foram apresentadas as propostas elaboradas pelos Grupos de Trabalho, realizado o referendo da nova diretoria do Conselho Municipal e escolhidos os delegados que representarão o município na etapa estadual.
O Paraná deve superar a marca de 2,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2025, de acordo com projeções do IBGE e Ipardes. Em 2022, o Censo apontava 1,89 milhão de idosos no estado, representando 16% da população. Em 2024, o número estimado já passava dos 2 milhões. Um estudo de 2022 da consultoria Ernst & Young com a Maturi mostrou que 78% das empresas admitem adotar práticas discriminatórias contra profissionais com mais de 50 anos, demonstrando que o etarismo ainda é um problema nacional.



