
Imagem de reprodução
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promoveu, na tarde desta segunda-feira (28), a primeira reunião aberta do Comitê de Crise sobre o Tarifaço dos Estados Unidos. Realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma Zoom, o encontro teve como foco ouvir empresários catarinenses impactados pela nova tarifa de 50% imposta pelos norte-americanos sobre produtos industriais brasileiros.
A iniciativa foi voltada a todas as indústrias exportadoras do estado e contou com participação gratuita, mediante inscrição prévia. O objetivo foi fortalecer o engajamento do setor industrial diante dos desafios gerados pelas recentes medidas adotadas pelos EUA.
Durante a reunião, a FIESC lançou uma pesquisa inédita para levantar os principais efeitos da nova política tarifária. Com base nos dados coletados, a entidade pretende estruturar propostas concretas e buscar soluções junto às autoridades brasileiras e internacionais, visando mitigar os prejuízos à indústria catarinense — especialmente no que diz respeito às exportações, que representam uma parte relevante da economia estadual.
Segundo o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, a mobilização do setor é essencial para embasar as futuras ações:
“A mobilização dos industriais exportadores e a participação na reunião e na pesquisa são essenciais para que todas as perspectivas sejam consideradas, e dados robustos e confiáveis possam embasar as demandas para mitigar os impactos na economia de SC”, afirmou.
Além disso, o Comitê de Crise se propôs a reunir informações estratégicas para mapear os setores mais atingidos e desenvolver ações específicas por segmento.


