
A Câmara Municipal de União da Vitória realizou a 8ª Sessão Ordinária, reunindo vereadores, comunidade e representantes de entidades em uma pauta marcada por indicações, discussões em plenário e aprovação de projetos de lei.
Durante a sessão, parlamentares apresentaram diversas indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana. A vereadora Protetora Guga (UNIÃO) solicitou manutenção na iluminação da área externa do Terminal Rodoviário e na Rua Hermínio Millis, nos fundos do IFPR. O vereador Anderson Cardoso (PR) indicou a desobstrução de bueiro na Rua Jacob Tereska, no bairro Rocio. Já o vereador Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO) pediu a instalação de braços de luz na Rua Alfredo Stahlschmidt, no bairro São Sebastião, além da ampliação de vagas para ônibus em frente ao Instituto Federal do Paraná. O vereador Marco Antônio Caus (PL) solicitou iluminação no final da Rua Antonio Paulo Perizzolo, no bairro São Gabriel. O vereador Pires Filho (PP) indicou a pavimentação asfáltica das ruas Arlindo Manoel Leão e Paulo Brixi, também no bairro São Gabriel.
Tribuna Popular destaca inclusão
A Tribuna Popular foi utilizada por Ednilson de Godoy, representante da Associação Laços de Amor Down (ALAD), em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. Durante sua fala, ele apresentou o trabalho da entidade na promoção da inclusão, defesa de direitos e apoio às pessoas com síndrome de Down e suas famílias. Godoy destacou a importância da empatia, do respeito e da conscientização para ampliar oportunidades e garantir melhor qualidade de vida.

Ednilson de Godoy, representante da Associação Laços de Amor Down (ALAD)
Debates em plenário
Utilizaram a Tribuna os vereadores Anderson Cardoso, Ricardo Sass (PL), Cordovan Neto (PSB) e Protetora Guga.
Entre os temas debatidos, Anderson Cardoso comentou sobre sua destituição da presidência, assunto que também gerou manifestações de outros vereadores ao longo da sessão.
O vereador Ricardo Sass destacou as obras de pavimentação nos bairros São Gabriel, Loteamento Furlan e Frei Pedrinho, além de ressaltar a importância de evento esportivo realizado no CTG para o incentivo ao esporte, cultura e economia local.
O presidente da Câmara, Cordovan Neto, enfatizou o início das obras dos programas Asfalto Mais Paraná e Asfalto Novo Vida Nova. Segundo ele, o Pacote 2 contempla, além do Loteamento Furlan e Conjunto Frei Pedrinho, ruas em diversos bairros do município.
A vereadora Protetora Guga abordou a causa animal, cobrando maior eficiência nas ações do Executivo.
Projetos aprovados
• Foram aprovados por unanimidade, em votação única, os Projetos de Lei nº 15/2026 e nº 16/2026. O primeiro trata da alteração na legislação para contratação de profissionais em diferentes áreas, enquanto o segundo trata da atualização do cálculo actuarial do FUMPREVI.
Em segunda discussão e votação, foram aprovados:
• Projeto de Lei nº 8/2026, que institui incentivo adicional a profissionais da atenção primária à saúde;
• Projeto de Lei nº 9/2026, que autoriza aumento de repasses ao município de Porto Vitória para manutenção da balsa.
Requerimentos e moções
Os vereadores também apresentaram requerimentos solicitando informações e melhorias em diferentes áreas, como infraestrutura, ações sociais e políticas públicas.
A sessão aprovou ainda moções de aplausos pelos 70 anos da Paróquia Nossa Senhora da Salette e São Cristóvão, além de reconhecimento ao Poder Executivo, secretarias e participantes pelas comemorações dos 136 anos de União da Vitória.
Palavra Livre
Na Palavra Livre, fizeram uso da palavra os vereadores Marcio Utzig, Protetora Guga, Anderson Cardoso, Messias, Ricardo Sass, Alemão, Tika, Waldir Cortellini, Pastora Josi e Cordovan Neto.
Ao final da 8ª Sessão Ordinária, o vereador Ricardo Adriano Sass (PL) concedeu entrevista comentando os temas que o levaram a utilizar a palavra na tribuna.
Durante a conversa, destacou o avanço das obras de pavimentação asfáltica no Bairro São Gabriel, Loteamento Furlan e Frei Pedrinho, ressaltando a importância dessas melhorias para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.
Além disso, o vereador também falou sobre o evento esportivo realizado na Arraia, no CTG, enfatizando que iniciativas como essa fortalecem a cultura, incentivam a prática esportiva e contribuem diretamente para a qualidade de vida, além de movimentar o comércio local.
A vereadora Pastora Josi (DC) utilizou a palavra livre para comentar o requerimento, de sua autoria em conjunto com a vereadora Cleonice Martinazzo Moller (PP), que foi aprovado por unanimidade na sessão.
O documento é destinado ao Poder Executivo e às Secretarias competentes, solicitando a realização de ações integradas no Bairro Horst Waldraff, com o objetivo de atender demandas urgentes relatadas pelos moradores.
A proposta prevê uma força-tarefa com mutirão de limpeza e recolhimento de lixo, combate ao descarte irregular de resíduos, ações de saúde com orientações preventivas e acompanhamento direto à comunidade, além de abordagem social para identificação e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também estão incluídas medidas de segurança e fiscalização, com reforço no monitoramento para coibir o uso de entorpecentes e situações de prostituição em vias públicas, buscando mais qualidade de vida e bem-estar para a população local.
Durante sua fala, a vereadora destacou ainda que já foi atendida em solicitações importantes, como a disponibilização de chromebooks, reforçando seu compromisso com a educação. Ressaltou também que, junto à vereadora Cleonice e à então vereadora Thays Bieberbach ( PT) , vem atuando de forma assídua em diversas demandas do município, inclusive em ações voltadas à melhoria das condições da saúde pública, demonstrando trabalho contínuo e comprometido com a população.



