Profissionais da saúde de Porto União participam de capacitação sobre Saúde Mental e drogas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Profissionais da saúde de Porto União participam de capacitação sobre Saúde Mental e drogas


22 de março de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Teve início nesta sexta-feira, 21, em Porto União a capacitação Caminhos do Cuidado, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. A programação desse primeiro encontro aconteceu na Universidade do Contestado (UnC).

O projeto visa capacitar 100% dos agentes comunitários de saúde do Brasil e pelo menos um técnico em enfermagem ou auxiliar de enfermagem de cada estratégia do município. No total são cinco encontros, chegando a 40 horas, e mais 20 horas que serão realizadas com atividades no local de trabalhos dos agentes. Marisa Langer e Franciele Grosko são as tutoras do curso, coordenando todo esse trabalho nos municípios da região.

O secretário de Saúde, Jair Giraldi, não pode acompanhar a abertura do evento, mas falando em nome de Porto União, Eliane Bradoski, responsável pela organização. “Desta vez, Irineópolis e Porto União participam juntos dessa capacitação. Nós tivemos que oferecer o espaço enquanto que o Ministério da Saúde trouxe os professores, o material e as refeições”, diz Eliane.

A formação é voltada para saúde mental, álcool, crack e outras drogas. “Temos relatos muito positivos dos resultados da capacitação, pois há uma transformação no modo de ver os usuários de drogas, muda a forma de atendimento, que é voltada para um melhor acolhimento e para o cuidado”, explica Marisa Langer.

Como essa capacitação é voltada para a atenção básica de saúde a coordenadora local, Ilse Simione Mibach, acompanha de perto e elogia a ação. “A atenção básica é o coração da saúde de um município, pois é ali que inicia todo o trabalho”, afirma Ilse. “Essa capacitação será muito importante para os funcionários, pois eles serão os multiplicadores nas unidades básicas de saúde com as famílias para trabalhar a prevenção desse mal tão grande, que atinge tantas famílias e destrói tantas delas”, coloca Ilse.

O vice-prefeito Aloisio Salvatti e o prefeito Anízio de Souza estiveram na parte da tarde conhecendo um pouco melhor desse trabalho. “Desejo a todos os participantes que tenham um bom curso e que tirem tudo o que for necessário de informações para que sejam trabalhadas junto a nossa população”, disse Anízio.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]