Porto União participa de Assembleia da Amplanorte » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União participa de Assembleia da Amplanorte


13 de maio de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloisio Salvatti participaram na manhã de segunda-feira, 12, da 3ª Assembleia da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Canoinhas. O encontro contou com a presença dos demais prefeitos que compõem a Amplanorte, bem como de seus representantes.

No encontro, vários assuntos foram discutidos como a Casa de Apoio para tratamento oncológico de Porto União; os preparativos para o Programa Planorte Leite, cujo lançamento ocorre no dia 23 de maio em Canoinhas; o Grupo de Trabalho para elaboração do Projeto Universidade Fronteira Sul; a nova Agenda Federativa de Brasília; a homologação dos valores de contribuição dos associados e assuntos gerais.

A reunião iniciou com uma explanação da assistente social da Casa de Apoio Amor Fraterno de Porto União, Cintia Keiser, a qual, segundo ela, não tem vínculo político/partidário/ideológico/religioso e que recebe pacientes de todos os municípios em tratamento oncológico. O pernoite é gratuito para o paciente e um acompanhante. A intenção da Casa é alterar estatuto para outras doenças, como para quem faz hemodiálise, por exemplo. Para tanto, pediram apoio dos prefeitos e colaboração para formalizar pedido de utilidade pública dos municípios, como um primeiro passo para uma parceria futura.

Em seguida o assessor territorial do Território da Cidadania, Arnaldo Luiz Milan, agradeceu o acolhimento da AMPLANORTE e falou um pouco sobre o trabalho e sobre como os municípios participam do Programa.

Logo após, o Gerente Regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg,  e o coordenador do Planalto Norte da Pecuária, Valdomiro Sudoski, explanaram sobre o Programa Planorte Leite, que será lançado oficialmente em Canoinhas no dia 23 de maio, a partir das 8h30.

 

“Foi uma reunião muito produtiva e temos a certeza de que essa integração entre os municípios irá fortalecer muito o desenvolvimento da região”, destacou o vice-prefeito Aloisio Salvatti.

O prefeito Anízio de Souza enfatizou que a união dos municípios contribui muito para o progresso. “Nesses encontros mensais, entre os prefeitos, conversamos sobre vários assuntos. Muitos deles hoje já é realidade para a nossa região. Sabemos da força que uma associação tem quando faz a reivindicação do desenvolvimento. No próximo mês estaremos novamente apresentando em Brasília alguns projetos de interesse coletivo”, disse Anízio.

 

Agenda Federativa:

 

Os prefeitos discutiram a melhor data para irem novamente a Brasília para manter a Agenda Federativa viva. A viagem ficou marcada para os dias três, quatro e cinco de junho. Lá devem tratar de assuntos como habitação, gás natural, ferrovia, turismo ferroviário, relações institucionais, integração, entre outros.

O prefeito de Monte Castelo e presidente da AMPLANORTE, Aldomir Roskamp explicou que a assessoria de projetos da Associação vai marcar com deputados, Ministérios e Secretarias e aproveitou para mostrar a importância de uma assessoria, pois a mesma auxilia na busca de programas governamentais, prazos, documentos necessários, alimentação de sites com informações, entre outros.

 

Universidade:

 

O secretário executivo da AMPLANORTE, Hélio Daniel Costa explicou como está a situação do grupo de Trabalho para o desenvolvimento do Projeto da vinda da Universidade Federal Fronteira Sul para o Planalto Norte. Os prefeitos entraram em um consenso que devem lutar juntos pelo pleito e por isso indicaram quatro municípios para apresentarem proposta de terreno e viabilidade à reitoria: Canoinhas, Três Barras, Mafra e Porto União.

Roskamp, neste momento, lembrou que todos os assuntos inerentes à Universidade devem ser tratados em Brasília via entidade, para demonstrar união e força. O presidente agradeceu a presença de todos e reforçou o convite para a 4ª Festa do Tropeiro, que acontece entre os dias 16, 17 e 18 de maio em Monte Castelo.

A próxima Assembleia Ordinária será realizada em Porto União, com data a definir. Participaram da Assembleia o Presidente da Associação, prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp; o prefeito de Três Barras, Eloi José Quege; o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze; o prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria; o prefeito de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; o prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira; o prefeito de Major Vieira, Israel Kiem; o prefeito de Itaiópolis, Gervásio Uhlmann; e o Secretário Executivo da AMPLANORTE, Hélio Daniel Costa. O Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Contestado, Luiz Cesar Batista também se fez presente.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]