A Via Sacra que será instalada no acesso ao Morro da Cruz, já está recebendo seus ajustes finais. São 15 peças que compõe as estações, contando os passos de Jesus Cristo do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Esse trabalho deve receber a concretagem na próxima semana.
As peças estão sendo feitas pelos artistas Roque Correa e Carlos Kussik e nesta semana foram levadas para o pátio da Apae, onde receberão a concretagem.
“Já estamos na fase final, instalando os moldes em gesso. Foi um trabalho de cinco meses e o próximo passo é a concretagem que será feita pela equipe do Alemão (Artur Bolting), da Secretaria de Obras. Após a concretagem resta esperar a secagem, em seguida, tirar da forma e instalar as peças”, explicou Correa.
Segundo ele, a parte mais difícil é a moldagem, “temos que estudar cada uma das peças, que são exclusivas, porque após as etapas concluídas, perde-se o molde em argila e em gesso, por isso é uma peça única”, completa.
O secretário de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves destacou o trabalho dos artistas e da integração entre as secretarias municipais para tornar real esse projeto. “Esse trabalho envolveu todas as secretarias e o trabalho está muito bonito. As pessoas vão se surpreender com o trabalho final. Elas ainda devem demorar aproximadamente 40 dias para serem finalizadas e instaladas no Morro. Mas quero agradecer a todas as secretarias que estão auxiliando neste projeto, que é administrada pelo prefeito Anízio de Souza e pelo vice-prefeito Aloísio Salvatti”, falou Gonçalves.