A noite de quarta-feira, 6, marcou dois momentos culturais em Porto União. A Casa Cultural Anibal Khury, o Castelinho, abriu a exposição Artescrita, de Aljoener Barth, e a Secretaria de Cultura e Turismo, apresentou a exposição Do Preto e Branco ao Colorido, de Israel Checozi.
A exposição de Aljoener conta com telas diferenciadas que apresentam a arte de uma forma peculiar. “São quadros que mostram a infância, o passado, a história, textos, frases e poemas. Um quadro com desenho e muita escrita”, diz o jovem, que já apresentou esse mesmo trabalho na Secretaria de Cultura e Turismo no mês de maio. Sua exposição conta com 12 obras e mais algumas histórias em quadrinhos.
Terezinha Wolf, que coordena a Casa Cultural, destacou a importância de valorizar o artista desde pequeno. “O artista merece receber pelo trabalho que realiza, pois o empenho e dedicação vêm de anos, com a criatividade desde pequeno e com o aprendizado buscado no decorrer dos anos”, destaca.
A exposição Artescrita permanece até o dia 28 de agosto, no Castelinho, e quem quiser visitar pode agendar um horário, pelo telefone 3523 9280.
Com a abertura da exposição Do Preto e Branco ao Colorido, de Israel Checozi, mais cultura integra a programação do mês em Porto União. O artista destaca que as obras dele enfatizam uma transição do desenho para a pintura, apresentando telas de animais, natureza morta e pessoas. “Também lançamos um projeto que contará com a pintura de retratos de 50 pessoas, personalidades de Porto União e de União da Vitória. A apresentação desse trabalho acontecerá em dezembro”, explica.
O secretário José Carlos Gonçalves convida a população para conhecer o trabalho do artista. “Estamos dando espaço para essas exposições e mostrando os valores que temos aqui na nossa região”, evidencia Gonçalves.
A exposição permanece por duas semanas e o local está aberto para visitação em horário comercial.