Projeto Planetário Móbile é realizado em Bituruna » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto Planetário Móbile é realizado em Bituruna


27 de agosto de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Bituruna por meio da Secretaria de Educação e Cultura esta promovendo para os alunos da rede municipal a participação no Projeto Planetário, o equipamento esta montado na quadra de esportes Nelson Porfírio da Luz no bairro Vila Mariana onde as crianças estão visitando.

Na segunda-feira, 26, a Secretária de Educação e Cultura juntamente com a equipe da educação esteve visitando o Projeto Planetário Móbile e puderam conferir as apresentações junto as crianças.

 

Experiência

 

Desde 1999, o Projeto Móbile se dedica exclusivamente a ensinar astronomia e valores humanos, levando o planetário às escolas em todo Brasil.

 

Metodologia

 

No Móbile, os alunos aprendem astronomia de forma natural: navegando pelo universo. Educação é coisa séria, mas precisa ser também divertida e envolvente. Nenhuma situação acontece por acaso, todos os conteúdos foram cuidadosamente contextualizados. O objetivo é que o aluno experimente lições ricas em sentido e significado.
Por trás do espetáculo, existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com os valores da nova educação. As apresentações são permeadas de temas transversais que podem ser explorados em discussões posteriores, em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em soluções criativas no processo ensino-aprendizagem.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Responsabilidade e comprometimento

 

O professor Irineu Gomes Varella, diretor do Planetário Municipal de São Paulo de 1980 a 2002, desenvolveu um roteiro especialmente para o Planetário Móbile.
Os temas de Educação Ambiental foram elaborados pela Professora Assucena Tupiassú, coordenadora de cursos no Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA).

 

Apresentações

 

A linguagem e os conteúdos foram elaborados de acordo com as várias faixas etárias, acompanhando as etapas do desenvolvimento cognitivo. Os programas compreendem todas as séries, desde a educação infantil até o ensino médio, e também são próprios para feiras de ciências e culturais, aniversários e outras comemorações da escola.

 

Preocupação com o meio ambiente

 

Durante a narrativa, várias passagens se inter-relacionam com temas de educação ambiental. Ao serem questionados sobre o que aprenderam no planetário, os alunos sempre falam sobre as maravilhas dos planetas e principalmente sobre a importância de cuidar da Terra, pois ela é o único planeta habitável no Sistema Solar.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]