Projeto Caminhos do Cuidado foi iniciado na terça-feira, 11, em Bituruna, no auditório da ACIB, onde compareceram o secretário Municipal de Saúde Cleonir José Sonalio, os representantes da Coordenação da 6ª Regional de Saúde, Cleusa Passos, Kátia Schulz e Antônio de Souza, e os tutores dos Caminhos do Cuidado, Vilson Antonio Prudente e Vilma Muzzolon.
Cleonir José Sonalio fez a abertura do evento, no qual deu as boas vindas ao grupo participante e destacou a responsabilidade e importância dos tutores para o projeto. “Com isso em vista, ressalto que o curso será intenso, mas também prazeroso. Estaremos juntos para dar suporte a vocês, e desejo boa sorte a todos”.
O projeto conta com atividades de dinâmicas de grupos, leitura, debates de texto, entre outras atividades. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem (ATEnf) de Bituruna participaram até o dia 9 de dezembro, em treinamento no atendimento em saúde mental, crack, álcool e outras drogas.
A representante da coordenação da 6ª Regional de Saúde, Cleusa Passos, deu sequência ao evento, onde definiu fundamental a atuação de cada indivíduo na relação com o trabalhador e na estratégia de Saúde de Família. “Nessa parte de formação, devemos instituir um processo de educação permanente, onde nos formamos ao longo do processo de trabalho. Temos confiança de que isso será feito com a colaboração de todos”, comentou Cleusa
Para finalizar Vilson Antonio Prudente fez uma apresentação da programação e deu orientação sobre a organização do curso. Explicou ainda, que a execução dos Caminhos do Cuidado pressupõe a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas do SUS, as áreas de saúde mental, atenção básica dos três entes federativos e os Conselhos de Secretários Municipais de Saúde. “A formação dos ACSs e Atenfs ocorrerá de forma descentralizada, respeitando a especificidade de cada local”, finalizou Prudente.