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SENAI finaliza curso de Montador e Reparador em Cruz Machado


18 de novembro de 2014

Foto: Divulgação

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O prefeito Antonio Luis Szaykowski e a secretária municipal da Educação, Oliveti Brautigam, participaram nessa sexta-feira, 14, na Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak, da entrega dos certificados do curso de Montador e Reparador de Computadores. Também estiveram presentes o gerente da Unidade Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de União da Vitória, Ezimar Santos, o coordenador do Senai de União da Vitória, José Juarez Coelho, a diretora da Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak, Edilene Ferreira Lopes Baldessar, e o instrutor do curso, Paulo Luchoski.

Ao todo, 17 alunos receberam o certificado do curso de 160 horas/aula, e foram beneficiados com uma Bolsa-Formação, que é um auxílio de R$ 2,00 por hora/aula, que totalizou R$ 320,00. O desenvolvimento do curso foi uma parceria entre a Prefeitura de Cruz Machado, Secretaria Municipal da Educação e Senai União da Vitória. A atividade foi ofertada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado pelo Governo Federal, em 2011, e possui como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Durante as atividades do curso de Montador e Reparador de Computadores, os alunos aprenderam na prática como realizar a manutenção em computadores, montar, instalar e configurar dispositivos de hardware, instalar e configurar sistemas operacionais e software aplicativo; montar, instalar e reparar microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Pronatec

 

Foto: Divulgação

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O Pronatec tem como propósito expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; e melhorar a qualidade do ensino médio.

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