Teatro de Rua movimenta a noite de terça-feira em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Teatro de Rua movimenta a noite de terça-feira em Porto União


28 de janeiro de 2015

Risadas, gritos, suspenses e muito humor, foi o que se viu na noite de terça-feira, 27, na praça Hercílio Luz, na área central de Porto União.

O grupo denominado Menestral Faze-dô da cidade de Lages (SC), esteve apresentando a peça teatral “Bulha dos Assombros”, que contou com a presença da comunidade de Porto União da Vitória, que ocuparam mais de 300 cadeiras, e ainda teve varias pessoas, que ficaram em pé para ver o espetáculo teatral.

A peça teve inicio pontualmente às 20h, contou com a presença do prefeito licenciado Anízio de Souza, junto de sua esposa, do secretario de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, e sua equipe.

Na abertura do evento, o secretario de Cultura fez questão de agradecer a presença de todos, e reafirmou que o evento era o primeiro do ano. “Fico feliz que vocês vieram para ver este belo espetáculo, que é a primeira ação da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União no ano de 2015”, disse Gonçalves.

O prefeito Anízio de Souza, também fez o uso da palavra para enfatizar o trabalho de trazer a cultura para as ruas de Porto União, e em especial sobre o trabalho do grupo Menestral Faze-dô da cidade de Lages.

A coordenadora do projeto à senhora Maria Fernandes, fez questão de agradecer a equipe da cultura de Porto União por aceitar o trabalho colocado à disposição da comunidade, e principalmente de poder levar arte e cultura para a população na praça. “Quero agradecer a equipe da Secretaria de Cultura de Porto União, ao prefeito Anízio de Souza e em especial a jornalista Bruna Werli e do repórter Marciel Borges da Rádio Colmeia, por levar para os seus ouvintes e leitores o nosso trabalho. Agradeço em especial a todos que estão aqui na praça, pois o nosso trabalho é feito para vocês”, disse Maria.

 

O teatro com o povo:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O teatro teve o seu inicio com uma música que remetia ao recebimento de espíritos, e na sequencia, cruzes foram entregues para alguns cidadãos que assistiam à peça, em que no momento representavam pessoas que já haviam morrido.

O contesto da história tem como a morte de um coronel, onde o mesmo foi enterrado com um anel muito valioso, e sua viúva estava querendo recuperar da cova, porém, o seu empregado também queria a tal jóia, pois em seu entender, ele também tinha o direito, por trabalhar tantos anos para o tal coronel.

Crianças e adultos se divertiram muito com o trabalho, o contesto trazia muitos momentos de risadas, e as crianças que no inicio ficaram com medo do lobo, assim como do corpo do coronel, passaram a se sentir parte do teatro, e deixaram as risadas tomarem conta da praça.

A peça “Bulha dos Assombros” teve duração de 50 minutos, e teve uma única apresentação em Porto União. A próxima cidade que vai receber o projeto Horário de Verão do grupo Menestrel Faze-dô, será a cidade de Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina.

Elenco:

 O elenco da peça de teatro é formado por seis pessoas: Maria Fernandes, Leandro Alves, Rafael Velho, Georgea Silva e Vitória Fernandes Machado. Eles que estão percorrendo o Estado de Santa Catarina levando o trabalho do teatro e da cultura para a população.

O projeto:

O projeto Teatro Circula-dô/ Horário de Verão – Horário de Cultura, está em sua 3ª edição e está percorrendo 15 cidades de Santa Catarina com o espetáculo “Bulha dos Assombros”, teatro de rua com bonecos gigantes. O trabalho percorrerá mais de quatro quilômetros promovendo apresentações em praças, ruas, espaços público, e sempre de forma gratuita.

Galeria:

[ot-gallery url=”http://colmeia.am.br/?post_type=gallery&p=29199″]

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]