Prefeito Anízio de Souza se reúne com nova diretoria da EcoPeixe » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prefeito Anízio de Souza se reúne com nova diretoria da EcoPeixe


24 de abril de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 23, em seu gabinete com o secretário de Agricultura, Roberto Bonfleur, o engenheiro agrônomo da Epagri, Jhonny Fusinato Franzon, e os membros da nova diretoria da Associação dos Aquicultores do Vale do Iguaçu (Ecopeixe) Walter Bonk, Renato Bonfleur e Roque Rossa.

A conversa foi sobre os próximos passos que a piscicultura deve tomar no município, com o melhoramento e aumento de produção, para atender a demanda não só local, mas regional. “O peixe hoje é um produto pouco consumido pela população, mas a cada ano isso muda e mais pessoas consomem peixe principalmente quem procura uma alimentação mais saudável”, defende o secretário.

Porto União nos últimos anos deu um passo grande para tornar a piscicultura uma área rentável para os produtores. Já existem no município dois abatedouros particulares e está iniciando a construção de um frigorifico em parceria entre o município e a Ecopeixe.

Neste momento os produtores reivindicam a municipalidade a inserção do peixe na merenda escolar, mais precisamente do filé de tilápia, que praticamente não tem espinhos e não teria risco para as crianças.

O agrônomo da Epagri está realizando um trabalho de mapeamento dos viveiros no município e até o momento já mapeou mais de 93 hectares (ha) de lâmina de água existente, sendo que apenas 50 ha são usados.

De acordo com Renato, o número de hectare de água pode chegar a 300, e se preciso esse número pode ser triplicado em apenas cinco anos. “Potencial existe, precisamos da demanda. Culturalmente as pessoas não são acostumadas a comer muito peixe, mas estamos mudando isso”, revela.

Anízio é o maior incentivador da piscicultura e deixou claro que dará todo o apoio no que depender da administração municipal. “Desde o primeiro ano de mandato estamos incentivando e auxiliando os piscicultores do município. Hoje podemos ir ao mercado e comprar um peixe criado e abatido em Porto União. Mais um pouco estaremos exportando esse produto”, completa.

Reuniões regionais em diversas localidades do município serão agendadas pela Ecopeixe em parceria com a Secretaria de Agricultura para discutir as necessidades dos piscicultores.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]