Cruz Machado apresenta Plano Municipal da Educação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado apresenta Plano Municipal da Educação


21 de maio de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu nessa terça-feira, 19, no Clube 7 de Setembro, a Conferência Municipal da Educação para a apresentação, análise, discussão e aprovação do Plano Municipal de Educação.

O documento orientará as diretrizes e metas educacionais do município entre os anos de 2015 a 2024. O trabalho foi elaborado, ao longo de 2014 e 2015, atendendo ao requisito proposto no Plano Nacional de Educação (PNE). O Plano Municipal de Educação também será um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade educacional do município e apontará quais metas Cruz Machado pretende alcançar na Educação em 10 anos e quais as estratégias serão realizadas.

O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, secretária municipal de Educação, Oliveti Brautigam, vereadores, secretários municipais, diretores das escolas municipais e colégios estaduais, professores e representantes das unidades de ensino. A conferência teve sua base estrutural e organizacional com a contribuição prévia e a discussão e proposição de alterações na minuta elaborada por todas as entidades governamentais, sociedade civil organizada e instituições públicas da educação.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O trabalho foi realizado com a participação ativa de todos os envolvidos, dando assim a máxima importância na construção do Plano. Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, a não realização do Plano pode implicar no repasse de recursos destinados à educação do município, por exemplo o Plano de Ações Articuladas (PAR). “Com a construção do Plano Municipal de Educação garantimos melhorias nos próximos 10 anos, como a qualidade de ensino, a oferta na idade certa e a ampliação de infraestrutura para atender todas as crianças do município. Também fortalecendo sempre a qualidade na educação com a formação continuada garantida e aprovada por todos”, comenta Oliveti.

Após a abertura oficial, a assessora educacional Cleri Oliveira fez uma breve explanação do contexto de elaboração e da importância do Plano Municipal de Educação para Cruz Machado. No período da manhã e da tarde, os participantes estiveram na Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak, para um encontro dos Grupos de Trabalhos, para a discussão das metas do Plano Municipal. Os participantes foram divididos em grupos e discutiram detalhes e questões das 18 metas do documento. O trabalho ocorreu com as projeções e leituras das metas, discussões das estratégias, proposições de alterações, votação de todas as proposições e o encaminhamento das proposições para votação na plenária. Todos opinaram e apontaram o que entendem ser importante para a educação municipal, assim como também a discussão com os representantes de várias entidades municipais e também com a sociedade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No período da manhã foram discutidas as seguintes metas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial/Inclusiva, Alfabetização, Educação Integral, Aprendizagem Adequada na Idade Certa, Alfabetização de Jovens e Adultos, EJA Integrada à Educação Profissional e Educação Profissional. Na parte da tarde foram trabalhadas as seguintes metas: Ensino Médio, Escolaridade Média da População, Educação Superior, Formação de Professores, Formação Continuada e Pós-Graduação, Valorização do Professor, Plano de Carreira Docente, Gestão Democrática e Financiamento da Educação.

No período da tarde, aconteceu no Clube 7 de Setembro a Plenária. O momento foi constituído por todos os participantes para a aprovação das proposições de alterações aprovadas pelos Grupos de Trabalhos, por ordem sequencial das metas. O momento foi divido pela leitura das proposições, espaço para defesa, manifestação contrária, consulta à plenária e votação do mérito. Ao todo, 30 delegados credenciados participaram ativamente na votação de cada proposição apresentada no Fórum.

O documento do Plano Municipal de Educação de Cruz Machado foi aprovado na Conferência e a versão final será transposta para um anteprojeto de lei e encaminhado pelo Executivo para Câmara Municipal, para a aprovação e que possa ser concretizado através de lei municipal. “A conferência foi o momento mais importante para a solidificação do nosso Plano Municipal de Educação. É um momento democrático e importantíssimo para a história do nosso município, pois nunca antes foi construído um Plano de Educação em debate e com a participação da nossa sociedade”, comenta o prefeito Antonio Luis Szaykowski.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, foi brilhante a participação de todos nas discussões dos grupos de trabalhos, que levou a está conquista tão importante para o município. “Muito obrigada a todos, que de alguma forma ou de outra se envolveram para que esse momento tão importante chegasse e fosse concretizado. Agradeço de coração a todos, em especial a equipe da Secretaria de Educação que se dedicou ao máximo, não tendo horários, muitas vezes a noite ou nos finais de semana, para que a construção do Plano fosse concluída. Agradeço também em especial ao prefeito e vice-prefeito que se prontificaram, acompanharam e participaram de todos os momentos da elaboração do Plano Municipal de Educação de Cruz Machado”, finaliza Oliveti Brautigam.

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

 Galeria:

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]