Vacinação contra a gripe é prorrogada em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Vacinação contra a gripe é prorrogada em Porto União


3 de junho de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Esta é a última semana da vacinação contra a Gripe em Porto União. A Campanha de 2015 foi prorrogada pelo Ministério da Saúde no País para atingir a meta de vacinação. Foram vacinados 46,2% do público-alvo no período estipulado. Prorrogação tem como objetivo atingir a meta de vacinar 80% das pessoas vulneráveis às complicações da gripe

Segundo informou o secretário de Saúde de Porto União, Jair Giraldi, a definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

“Conseguimos atingir pouco mais de 70% do público alvo, e esse é um índice muito baixo devido a importância da vacina. Os números mais baixos são entre as crianças e gestantes. O nosso apelo é para os pais que se sensibilizem e venham vacinar seus filhos. As gestantes também, a vacina é recomendada pela associação dos ginecologistas do País. A pneumonia é uma doença grave e que pode ser evitada através da vacinação. Pedimos aos pais que tragam seus filhos para vacinar, pois o benefício da vacina é importante”, explica.

As ações foram intensificadas para que seja atingida a meta, com continuidade das visitas nas escolas e nas residências. De acordo com Giraldi, a divulgação para a vacinação continua intensa, mas as pessoas não estão comparecendo. “Fazemos um apelo aos pais para que tragam seus filhos para vacinar, isto é um gesto de carinho e amor aos seus filhos”, completa. Lembrando, devem se vacinar crianças entre seis meses e menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.

 

Acompanhe abaixo os números:

 

Total de Porto União

População alvo – 7.238

Doses Aplicadas – 5.212

Cobertura Vacinal – 72,01%

 

Crianças

População – 2.062

Doses Aplicadas – 1.241

Cobertura Vacinal – 60,18

 

Trabalhadores de saúde

População – 612

Doses Aplicadas – 485

Cobertura Vacinal – 79,25%

 

Gestantes

População – 323

Doses Aplicadas – 220

Cobertura Vacinal – 68,11%

 

Puérperas

População – 53

Doses Aplicadas – 48

Cobertura Vacinal – 90,57%

 

Indígenas

População – 18

Doses Aplicadas – 18

Cobertura Vacinal – 100%

 

Idosos

População – 4.171

Doses Aplicadas – 3.200

Cobertura Vacinal – 76,72

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]