Sábado é marcado por mobilização contra a tuberculose » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sábado é marcado por mobilização contra a tuberculose


25 de março de 2013

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

 

No sábado, 23, a Secretaria de Saúde de Porto União promoveu uma mobilização intensa no centro de Porto União, devido à passagem do Dia Mundial de Combate a Tuberculose.

No município de Porto União, vários postos de saúde ficaram abertos e as voluntárias comunitárias realizaram o trabalho de orientação e entrega de panfletos sobre a tuberculose e seus sintomas. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, no município de Porto União atualmente 14 pessoas são portadoras.  “Para nós é muito importante detectar os casos que existem no município para poder cuidar dessas pessoas”, explica o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Porto União, Simão Ilczyszyn.

Os principais objetivos da campanha de mobilização são de orientar a população e divulgar os sintomas da tuberculose, encorajar os sintomáticos respiratórios a buscarem uma unidade de saúde para realização de um exame específico e convencer sobre a importância de completar o tratamento, dando ênfase ao Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Segundo a equipe de Vigilância Epidemiológica é preciso ficar atento para identificar os portadores de tuberculose dentro de cada comunidade. É necessário ampliar a capacidade de atuação, firmar compromissos com gestores, população e profissionais de saúde para intensificar esforços, fazer melhor, mais rápido, procurar formas inovadoras para parar a tuberculose e alcançar os objetivos e metas com um conjunto de ações para diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamentos adequados, visando à cura e interrupção da transmissão da doença.

 

Sintomas

 

Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.

 

Tratamento

 

O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]